Categoria Politica  Noticia Atualizada em 11-07-2009

Jornal de Berlusconi critica 'grosseria' de Carla Bruni
Il Giornale, o di�rio da fam�lia Berlusconi, criticou nesta sexta-feira o que chamou de...
Jornal de Berlusconi critica 'grosseria' de Carla Bruni
Foto: AFP

ROMA, It�lia (AFP) � Il Giornale, o di�rio da fam�lia Berlusconi, criticou nesta sexta-feira o que chamou de "grosseria" da esposa do presidente da Fran�a, Carla Bruni-Sarkozy, por ter-se desvinculado do programa oficial das mulheres dos dirigentes que participaram da c�pula do G8.

"A senhora Sarkozy desistiu de todos os encontros, desde o organizado com o Papa at� o realizado com as v�timas do terremoto", que abalou a regi�o de L'Aquila (nos Abruzzos, centro da It�lia) no dia 6 de abril, escreve o jornal da fam�lia do chefe de governo italiano, Silvio Berlusconi.

"Algu�m deveria dizer � 'premi�re dame' (no texto original) que o esnobismo elevado � d�cima pot�ncia, entre n�s, se chama grosseria", prossegue o di�rio, em refer�ncia � decis�o da cantora e ex-modelo de se desligar do programa oficial organizado para as esposas dos dirigentes presentes � c�pula do G8 em L'Aquila.

Carla Bruni-Sarkozy decidiu viajar � It�lia na noite de quinta-feira e, por isso, n�o assistiu ao encontro das primeiras-damas do G8 com o Papa Bento XVI, na quarta-feira.
A primeira-dama francesa tampouco participou da visita coletiva que o mesmo grupo realizou na manh� de quinta-feira �s v�timas do terremoto que fez 299 mortos, milhares de feridos, deixando dezenas de milhares de desabrigados.

Carla Bruni-Sarkozy j� havia anunciado com anteced�ncia a inten��o de visitar as v�timas de L'Aquila nesta sexta-feira.

Durante a visita, anunciou uma doa��o, da Fran�a, de 3,2 milh�es de euros para a reconstru��o da c�pula da igreja de Santa Maria del Suffragio, no centro da cidade.

"Estou muito contente de poder anunciar que a Fran�a se encarregar� da metade das obras de reconstru��o da c�pula", declarou a primeira-dama francesa.

A esposa de Nicolas Sarkozy precisou que, "por enquanto, estas obras de reconstru��o do templo est�o avaliadas em 6,5 milh�es de euros. A Fran�a doar� 3,2 milh�es".

Nove pa�ses anunciaram durante a reuni�o de c�pula do G8, que termina nesta sexta-feira, sua participa��o na reconstru��o de 45 monumentos destru�dos, para o que s�o necess�rios 300 milh�es de euros.

Ouvida sobre os coment�rios de Il Giornale, Carla Bruni-Sarkozy explicou que n�o quis ser diferente das demais primeiras-damas".

"O meu marido nunca me pede para participar de reuni�es de trabalho, durante as grandes c�pulas internacionais", afirmou, confessando-se tamb�m magoada com os termos usados pelo jornal para critic�-la.

A imprensa italiana, sobretudo a de direita, acusa Carla Bruni-Sarkozy, que � italiana de origem, de ter intervindo contra a extradi��o, exigida por Roma, do ex-terrorista de esquerda Cesare Battisti, refugiado no Brasil.

Mas Carla Bruni-Sarkozy negou, repetidamente, ter desempenhado um papel na decis�o do Brasil de conceder a Battisti o estatuto de refugiado pol�tico.

Il Giornale carrega nas tintas contra a esposa de Sarkozy e ironiza sua "voz de veludo", embora reconhe�a que "sempre est� muito atenta � causa dos deserdados".

A esposa de Nicolas Sarkozy � embaixadora do Fundo Mundial de Luta contra a Aids, a Tuberculose e a Mal�ria.

Em artigo divulgado nesta quarta-feira no jornal brit�nico The Guardian, Carla Bruni-Sarkozy fez um apelo aos l�deres do G8 para que n�o cortassem suas ajudas aos programas de sa�de na �frica, apesar da crise.

Para encerrar sua visita � It�lia, Carla Bruni e Nicolas Sarkozy, estiveram algumas horas em Turim para visitar o t�mulo da fam�lia Bruni Tedeschi e o castelo onde a ex-modelo passou a inf�ncia e que, segundo o jornal La Stampa, foi vendido h� um m�s a um pr�ncipe saudita por nove milh�es de euros.

Jornal de Berlusconi critica 'grosseria' de Carla Bruni-Sarkozy no G8.

Il Giornale, o di�rio da fam�lia Berlusconi, criticou nesta sexta-feira o que chamou de...

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir