Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-07-2009

'Alencar quer ir à formatura de bisnetos', diz Mercadante
O vice-presidente da República, José Alencar, ao deixar o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em 26 de junho
'Alencar quer ir à formatura de bisnetos', diz Mercadante
Foto: Vivi Zanata / Agência Estado

Amauri Arrais

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) visitou na tarde deste domingo (12) o vice-presidente da República, José Alencar, que está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde se recupera de uma cirurgia realizada na última quinta (9).

De acordo com o senador petista, Alencar está feliz com a noticia que recebeu de que dois de seus netos - Paulo e Giovana - terão filhos em breve.

"Ele chegou para os médicos e disse: 'Vocês vão ter de me segurar porque eu vou ter dois bisnetos.' Os médicos perguntaram se ele queria ir ao batismo [dos bisnetos], e ele respondeu: 'Não, não, eu quero ir é para a formatura deles'", disse Mercadante, ao deixar o hospital, por volta das 17h.

Mercadante também comentou sobre o estado de saúde do vice-presidente, que luta contra o câncer há 12 anos. "Ele está bem, conversando muito, alegre. Ele tem uma coragem, uma vontade de viver e uma energia muito positiva."

Novas denúncias

O senador petista disse não ter conversado com o vice-presidente sobre a crise no Senado. Questionado, Mercadante disse que espera "rapidez" na apuração da denúncia de que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), tem contas no exterior, segundo reportagem da revista "Veja".

"Acho a denúncia muito grave, muito séria. Tem que ser apurada com todo rigor. O presidente Sarney negou a existência dessas contas. Segundo eu li, ele esta encaminhando já na segunda-feira ao procurador-geral da República uma autorização para ser investigado todo este episódio. E é muito importante que isso seja feito com rapidez pela Procuradoria que tem todos os instrumentos para esclarecer isso ao Brasil", disse.

Mercadante disse ainda que o PT reafirmou a Sarney nesta semana a recomendação para que se afaste da presidência do Senado enquanto durarem as investigações.

Visitas

Pela manhã, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) e o padre Marcelo Rossi também visitaram o vice-presidente. O senador chegou por volta das 10h40 e o padre pouco depois das 11h.

O vice-presidente está internado desde a quinta-feira (9), quando foi submetido a uma cirurgia para tratamento de uma obstrução intestinal. Após a visita de pouco mais de meia hora, Tuma afirmou que Alencar está tranquilo, bem disposto e que chegou a caminhar com ele pelo quarto do hospital.

O médico Raul Cutait, que realizou a cirurgia do vice-presidente, confirmou que Alencar está bem e se recupera rapidamente, mas não deu previsão de alta. Alencar deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sírio-Libanês, no final da manhã do sábado (11) e deve permanecer em um quarto do hospital até o final desta semana. Por volta do meio-dia, o padre Marcelo Rossi ainda não havia deixado o hospital.

Boletim médico

Às 13h, o hospital divulgou um novo boletim médico sobre as condições de Alencar, com poucas informações. O informe diz apenas que o vice-presidente segue internado "em recuperação".

Leia abaixo a integra divulgada pelo hospital:

"BOLETIM MÉDICO
12/07/09
13h00


O Vice-Presidente da República, José Alencar, segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em recuperação da cirurgia para tratamento de obstrução intestinal, realizada pelo Prof. Dr. Raul Cutait e Prof. Dr. Ademar Lopes, no dia 09/07.

As equipes que assistem ao Vice-Presidente são coordenadas pelos professores doutores Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff e Raul Cutait.

Dr. Antonio Carlos de Onofre de Lira Dr. Riad Younes
Diretor Técnico Hospitalar Diretor Clínico"

Cirurgia

A cirurgia de Alencar na quinta-feira durou cerca de seis horas - começou por volta das 13h10 e terminou às 19h. Durante a intervenção em Alencar, foi encontrada mais de uma obstrução, segundo o oncologista Paulo Hoff, que chefia a equipe que assiste Alencar.

Hoff disse que a demora da cirurgia ocorreu pelo alto número de tumores – 18 – e pelo número de cirurgias a que Alencar já se submeteu, que dificultaram o acesso no abdome.

O oncologista falou que todas as informações colhidas na cirurgia serão enviadas à equipe que atende Alencar nos Estados Unidos.

Internações

A nova série de internações começou na sexta-feira (3), quando, após sentir dores abdominais, Alencar viajou às pressas de Brasília a São Paulo. Ele passou o fim de semana internado no Sírio-Libanês, de onde teve alta na segunda-feira, dia 6.

Na quarta-feira à tarde (8), Alencar retornou ao hospital sentindo fortes dores abdominais; recebeu medicação por soro, mas, como não houve melhora, a indicação foi uma intervenção cirúrgica.

O câncer, um sarcoma, voltou há dois meses e está espalhado em 18 pequenos tumores no abdome. José Alencar está tomando um novo medicamento, ainda experimental, desenvolvido nos Estados Unidos.

'Alencar quer ir à formatura de bisnetos', diz Mercadante
Senador visitou vice-presidente em hospital neste domingo (12).
Padre Marcelo Rossi e senador Romeu Tuma também visitaram Alencar.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir