Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 12-07-2009

Los Angeles se pergunta quem vai pagar funeral de Jackson
O cantor e �dolo falecido Michael Jackson
Los Angeles se pergunta quem vai pagar funeral de Jackson
Foto: AFP

Paula Bustamante

LOS ANGELES, EUA (AFP) � O funeral p�blico de Michael Jackson deixou as autoridades de Los Angeles numa situa��o delicada pelos gastos que a homenagem vai custar aos contribuintes, que, por mais f�s que sejam do �dolo falecido, n�o est�o muito satisfeitos em arcar com a fatura.

A prefeitura de Los Angeles, sob comando de Antonio Villaraigosa, de origem mexicana, garante que os funerais custaram 1,4 milh�o de d�lares, mas um vereador local, Dennis Zine afirma que, para evitar pol�micas, a cifra divulgada � irreal e que a fatura verdadeira deve ser de uns 4 milh�es de d�lares.

Zine denunciou, inclusive, as horas extras pagas aos policiais durante a homenagem de ter�a-feira no Staples Center, onde n�o apenas ajudaram a controlar a multid�o, como tamb�m transportaram o caix�o em uma caminhonete de uma unidade especial da SWAT.

Essa � uma quest�o s�ria na principal cidade da Calif�rnia, um estado a ponto de fal�ncia fiscal. "O povo de Los Angeles ou da Calif�rnia n�o tem que pagar por isso", comentou um leitor indignado no jornal Los Angeles Times, onde a condu��o dos fundos p�blicos para o funeral de Jackson gerou durante toda a semana a rea��o do p�blico.

Como Zine, v�rios cidad�os de Los Angeles disseram que a homenagem ao �dolo, que criou a necessidade de utilizar 3.200 policiais nas ruas e todo um trabalho log�stico, deveria ser bancada pela fam�lia Jackson, os artistas que atuaram e os reverendo que falaram durante o evento.

Mas a grande maioria acha que quem deveria arcar com as despesas s�o os promotores de espet�culos da AEG, organizadores do show p�stumo e tamb�m dos concertos que Jackson ia realizar em Londres a partir desta segunda-feira.

"Os donos da AEG s�o promotores de concertos. S�o eles que organizaram este servi�o f�nebre e, para mim, n�o existe outra possibilidade a n�o ser eles quem devem arcar com os gastos", sentenciou Zine.

O porta-voz da prefeitura, Matt Szabo, explicou que os gastos ainda est�o sendo analisados, principalmente em termos da seguran�a que deveria ser garantida � popula��o.

Zine alerta que, em Los Angeles, nos �ltimos meses tem havido cortes dr�sticos de profissionais da educa��o e do sistema de sa�de, mas que, para o funeral de Jackson, foram feitos gastos no departamento de bombeiros e servi�os p�blicos como a instala��o de banheiros port�teis junto ao Staples Center.

J� a vereadora Janice Hahn, que tamb�m pediu � prefeitura uma explica��o detalhada dos gastos, se mostra confiante que o resultado ser� positivo, ou seja, a cidade ganhou mais dinheiro do que perdeu.

Segundo Hahn, que citou o site especializado em turismo Travelocity.com, entre segunda e quarta-feira passadas as reservas de passagens e de hot�is duplicaram em rela��o ao mesmo per�odo de 2008.

Os voos Londres-Los Angeles se esgotaram na companhia Virgin America. "N�o v�amos esse movimento tur�stico em Los Angeles h� muito tempo e sabemos que cada voo dom�stico ou internacional que chegou ao LAX (o aeroporto da cidade) deve ter gerado uns quatro milh�es de d�lares", insistiu.

"Vamos continuar vendo um salto no turismo. As pessoas querem vir ao Boulevard de Hollywood, querem ver a estrela de Michael Jackson, comprar flores das floriculturas para coloc�-las em sua estrela, querem fazer city tours e visitar sua casa em Holmby Hills" (onde Jackson faleceu em 25 de junho), justificou.

No dia da homenagem, a cidade de Los Angeles pediu aos f�s de Jackson que fizessem doa��es para cobrir os custos extraordin�rios, mas, segundo informes da prefeitura, at� sexta feita apenas 35.000 d�lares foram arrecadados.

Los Angeles se pergunta quem vai pagar funeral de Jackson.

O cantor e �dolo falecido Michael Jackson



Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir