Categoria Economia  Noticia Atualizada em 14-07-2009

Vendas no varejo aumentam 0,8% no mês de maio, revela IBGE
As vendas no varejo brasileiro aumentaram 0,8% em maio, depois de decréscimo de 0,1% um mês antes e redução de 0,5% em março
Vendas no varejo aumentam 0,8% no mês de maio, revela IBGE
Foto: http://oglobo.globo.com

SíO PAULO - As vendas no varejo brasileiro aumentaram 0,8% em maio, depois de decréscimo de 0,1% um mês antes e redução de 0,5% em março, em uma base com ajuste sazonal. Perante maio de 2008, houve crescimento de 4%. No acumulado do ano, o avanço foi de 4,4%. Em 12 meses, o volume de vendas subiu 6,5%.

O levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que sete das oito atividades do varejo verificaram elevação do volume de vendas de abril para maio, como Combustíveis e lubrificantes (+3,7%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico, (+2,9%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (+2,2%). Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceram apenas 0,1%.

No comparativo com maio de 2008, o volume de vendas foi maior em sete das dez atividades pesquisadas, com destaque para Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que verificaram acréscimo de 6,7%, o maior impacto na formação da taxa global do varejo, como informou o IBGE.

Com relação à receita nominal de vendas, foi verificada ampliação de 0,8% em maio, seguindo alta de 0,2% em abril e 0,1% em março. Ante maio do ano passado, a expansão apurada ficou em 8,9%. No ano por ora, houve incremento de 10,3%. Em 12 meses, a alta correspondeu a 12,7%.

No comércio varejista ampliado - varejo e mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção -, as vendas tiveram expansão de 3,7% e a receita nominal subiu 4,4% no mês em maio. Levando em conta o comparativo com maio do 2008, o IBGE observou ampliação de 3,3% e de 4,9%, na ordem. No acumulado do ano, as taxas foram positivas em 2,7% e 5,1%, respectivamente.

(Valor Online)

Vendas no varejo aumentam 0,8% no mês de maio, revela IBGE

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir