Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 14-07-2009

MARATAÍZES DEVE DESPONTAR NO CENÁRIO DE ENERGIA RENOVÁVEL
De 18 a 21 de agosto próximo, estará acontecendo em Curitiba no Paraná o 4º Congresso Internacional de Bioenergia...
MARATAÍZES DEVE DESPONTAR NO CENÁRIO DE ENERGIA RENOVÁVEL
Praia de MarataízesFoto: Arquivo Maratimba.com

De 18 a 21 de agosto próximo, estará acontecendo em Curitiba no Paraná o 4º Congresso Internacional de Bioenergia, evento que tem o propósito de discutir sobre o aproveitamento racional dos resíduos das indústrias de base, fomentando a geração de biomassa e biocombustíveis. Paralelamente ao 4º Congresso de Bioenergia acontecerá a primeira edição do Congresso Brasileiro de Geração Distribuída e Energias Renováveis, que por sua vez tem como propósito difundir as mais recentes práticas voltadas à geração de energia.

Neste encontro de técnicos do mundo todo, estarão sendo debatidas as experiências inovadoras e de ponta relacionadas às fontes alternativas de energia, as conseqüências e as formas para uma utilização sustentável e biologicamente correta, sobretudo, em relação aos grandes volumes de resíduos produzidos pelas indústrias, tais como, o bagaço da cana-de-açúcar, os cítricos, os da indústria moveleira, bem como os relacionados ao lixo urbano, entre outros.

Nesse sentido, Marataízes tem tudo a ver com esse encontro, uma vez que por aqui temos, além do sério problema do lixo e da poluição causada pela atual forma de produção de álcool e açúcar em nossa região, as enormes potencialidades para implantação de usinas de produção de energia eólica, de extração de calcário marinho e o já afamado boom petrolífero.

Aos que não sabem, Marataízes foi apontada em estudos como um dos dois melhores lugares do estado para o desenvolvimento de empreendimentos eólio-elétricos, com vocação para usinas eólicas de dezenas e até centenas de megawatts, que poderão ser concretizadas a médio prazo através da instalação de diversos aerogeradores – aquelas espécies de ventiladores gigantescos que servem para transformar a energia dos ventos em energia elétrica – ao longo do litoral sul do nosso município.

Da mesma forma, temos em nossas praias a que é considerada a maior - e de melhor qualidade - jazida de calcário marinho do litoral brasileiro, uma riqueza almejada por muitos, que se não preservada, tanto no aspecto econômico quanto no ambiental, poderá se tornar, ao invés de real possibilidade para geração de riquezas, em mais um grande problema para nossa região. Tal problema ou solução está mais perto do que se pode imaginar, uma vez que já houve duas tentativas, frustadas graças a deus e pelas atitudes de pessoas abnegadas por nossa região, na qual modestamente me incluo dentre estas, que conseguiram barrar junto ao IBAMA que empresas explorassem tal calcário de forma depredativa e sem nenhuma garantia de contra-partida para o município.

Entretanto, mesmo diante de tantas possibilidades e potenciais problemas, não temos visto por aqui os necessários planejamentos governamentais para aproveitar tais potencialidades, bem como prevenir e minimizar tais problemas. Não temos conhecimento de nenhum técnico dos governos de nossa região destacados para participar, debater e fazer contatos com os demais técnicos mundiais que estarão reunidos em Curitiba discutindo temas tão peculiares a nossa região.

Essa sim seria um tipo de viagem patrocinada pelos cofres públicos que poderia trazer de fato algum tipo de benefício para a nossa querida Marataízes.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir