Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-07-2009

Principal grupo rebelde nigeriano declara cessar-fogo de 60
O principal grupo guerrilheiro que atua no sul da Nig�ria, o Movimento para a Emancipa��o do Delta do N�ger
Principal grupo rebelde nigeriano declara cessar-fogo de 60
Foto: AFP

Lagos, 15 jul (EFE).- O principal grupo guerrilheiro que atua no sul da Nig�ria, o Movimento para a Emancipa��o do Delta do N�ger (Mend, em ingl�s), declarou hoje um cessar-fogo unilateral de 60 dias, o que pode abrir caminho para o in�cio de conversas de paz com o Governo do pa�s.

"A partir das 0h de quarta-feira (20h de ter�a-feira em Bras�lia), o Mend far� um cessar-fogo tempor�rio por um per�odo de 60 dias", diz o grupo em comunicado enviado � imprensa nigeriana.

Segundo o movimento, a decis�o foi tomada ap�s a liberta��o na segunda-feira de seu l�der, Henry Okah, que estava sendo julgado por de contrabando de armas e trai��o e que aceitou a anistia oferecida pelo presidente da Nig�ria, Umaru Yar'Adua, no �ltimo dia 25 e na qual os rebeldes podem se incluir at� o dia 4 de outubro.

Durante a cessa��o das hostilidades, o Mend organizar� uma equipe negociadora de "homens e mulheres s�bios que levar�o ao Governo nossas demandas", diz o comunicado.

"Uma condi��o pr�via �s eventuais negocia��es � a retirada da For�a Conjunta de Tarefas das For�as Armadas das comunidades Gbaramatu (no estado de Delta) e o retorno a seus lares de todas as pessoas deslocadas", exige a nota.

O Mend e outros grupos armados reivindicam do Governo nigeriano mais autonomia e investimentos na empobrecida regi�o do Delta do N�ger. Eles atacam oleodutos, gasodutos, plataformas de extra��o de petr�leo e esta��es de bombeamento, al�m de sequestrarem empregados de companhias petrol�feras nacionais e estrangeiras. EFE

Principal grupo rebelde nigeriano declara cessar-fogo de 60 dias

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir