Categoria Politica  Noticia Atualizada em 15-07-2009

Lula divide palanque com Collor
Presidente elogiou ex-advers�rio pelo apoio ao governo e disse que os dois e JK foram �nicos mandat�rios a visitar Alagoas
Lula divide palanque com Collor
Foto: Ag�ncia Estado

Advers�rios na elei��o de 1989, o presidente Luiz In�cio Lula da Silva e o senador Fernando Collor (PTB-AL) escolheram a terra do ex-presidente para mostrar que deixaram definitivamente as antigas diferen�as de lado.

Ontem, em visita ao munic�pio de Palmeira dos �ndios, no interior do Estado, Lula teceu elogios de sobra ao hoje aliado. Ainda assim, criticou em sua fala o "compadrio" de pol�ticos que o antecederam.

Logo na abertura do discurso, o presidente agradeceu a Collor e ao tamb�m senador Renan Calheiros (PMDB-AL) pela ajuda que t�m prestado ao governo no Congresso.

� Quero fazer Justi�a ao senador Collor e ao senador Renan, que t�m dado sustenta��o ao governo em seu trabalho no Senado � afirmou Lula.

Calheiros, apesar de mencionado por v�rios participantes do evento, n�o estava presente. Alguns minutos depois, Lula voltou a elogiar Collor e at� se comparou ao ex-presidente. Ao falar sobre sua afinidade com os nordestinos, o presidente mencionou Juscelino Kubitschek e incluiu Collor.

� N�o era habitual neste pa�s os presidentes percorrerem o Brasil. Al�m do Collor, que � de Alagoas, o �nico presidente a vir aqui foi Juscelino Kubitschek.

J� ao dizer que seu governo n�o define investimentos de acordo com a filia��o pol�tica dos governos regionais, o presidente completou:

� Antes, em vez de se governar, fazia-se a pol�tica do compadrio.

A fala, nesse caso, complementou o discurso do governador Teot�nio Vilela, do PSDB, que n�o economizou afagos a Lula. A presen�a de do presidente em Alagoas se deveu � inaugura��o da Adutora Helenildo Ribeiro. A obra faz parte do Programa para a Acelera��o do Crescimento (PAC), coordenado pela pr�-candidata do PT � Presid�nca, Dilma Rousseff, mas Lula destacou que o objetivo do ato n�o era buscar votos.

Collor n�o teve direito a fala durante a cerim�nia. Ainda assim, ocupou cadeira na mesa de autoridades. Ao ser anunciado, agradeceu os aplausos com abra�os e beijos para a plateia.

Coube a um jornal local fazer campanha em favor do senador. Durante a cerim�nia, o jornalista Geovan Benjoino distribu�a entusiasmado a Tribuna Popular. Na capa, o jornal trazia uma enorme foto de Collor, acompanhada da manchete: "Presidente Lula da Silva apoia Collor de Mello para o governo de Alagoas".

Nas p�ginas internas, a reportagem dizia que Lula trabalha nos bastidores para lan�ar Collor. "Lula age discretamente para n�o provocar ci�mes em grupos pol�ticos aliados", diz o texto do jornal.


Lula divide palanque com Collor

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir