Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 15-07-2009

Morte por nova gripe causa preocupação entre moradores de Bo
Homem de 28 anos morreu vítima do vírus influenza A (H1N1) na cidade. Na cidade do interior de São Paulo, muitos afirmam ter mudado hábitos.
Morte por nova gripe causa preocupação entre moradores de Bo
Foto: Paulo Toledo Piza/G1

Moradores de Botucatu, a 238 km de São Paulo, estão apreensivos com a notícia de que, na sexta-feira passada (10), um morador da cidade de 28 anos ter morreu por ter sido infectado pela nova gripe.

A confirmação da morte foi divulgada apenas na terça-feira (14), quando a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo divulgou uma nota sobre o caso. Esta é a segunda morte causada pelo vírus em São Paulo e a quarta no país.

Mal a notícia havia sido divulgada, moradores de Botucatu correram para as farmácias atrás de remédios e máscaras cirúrgicas. Uma atendente de uma drogaria que não quis se identificar afirmou que na noite de terça o estoque de máscaras havia acabado. "Vieram procurar até tamiflu (remédio usado no tratamento da doença)", disse.

Essa nova demanda por máscaras, porém, é apenas preventiva. Quem caminha pela cidade de 120.800 habitantes, segundo o IBGE, não observa diferenças no comportamento dos moradores. Com o rosto descoberto, as pessoas continuam a sair para passear e trabalhar, crianças jogam bola nas praças e o comércio funciona a todo vapor.

É apenas na conversa que descobre-se que as pessoas estão mais atentas à saúde e apreensivas por conta do vírus. A vendedora Fabiangela Gonçalves, de 28 anos, por exemplo, passou a lavar mais as mãos desde que a nova gripe chegou ao país.

"Após atender os clientes, lavo as mãos", disse. A loja de chocolates onde trabalha é comumente visitada por estrangeiros à procura de lembranças gastronômicas. "Quando desconfio que [o cliente] é argentino, fico a uma certa distância e, depois, lavo as mãos com álcool gel", disse. Dos países que fazem fronteira com o Brasil, a Argentina registra o maior número de mortes por conta da nova gripe.

O também vendedor Roberval da Silva, de 29 anos, afirmou que a prevenção é o melhor remédio. "Tem que evitar manter contato com gente espirrando", opinou. "E, ao menor sintoma de gripe, procurar o médico."

A assistente fiscal Teresinha Silva, de 59 anos, afirmou que, no escritório onde trabalha, o assunto mais comentado é a morte por conta da nova gripe. Apesar do que aconteceu, ela ressaltou estar tranquila. "É como uma gripe normal. Basta tomar os cuidados necessários", disse.

Hospital das Clínicas

Em frente ao pronto-socorro do Hospital das Clínicas da cidade, local onde a vítima do vírus ficou internada antes de morrer, o movimento de pessoas era intenso. Pacientes com sintomas da nova gripe recebiam máscaras cirúrgicas e eram levadas a um local reservado. Todos os funcionários trabalhavam com o rosto semi-coberto pela máscara.

Um desses pacientes era o estudante Rogério Aparecido de Oliveira, de 21 anos. Sua namorada, de 18 anos, é suspeita de ter sido infectada pela nova gripe. "Ela está há um bom tempo gripada e com dor no corpo", disse o rapaz.

Muito preocupado, ele disse que também está com sintomas, mas que seria examinado ainda nesta tarde. "No meu caso, serei liberado ainda hoje. Já a minha namorada ficará internada, porque está grávida também."

Apesar dos sintomas, o casal não viajou para o exterior nos últimos meses. "E nem tivemos contato com gente que veio de fora", garantiu.

Morte por nova gripe causa preocupação entre moradores de Botucatu

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir