Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-07-2009

Grupo quer impeachment de Yeda Crusius
Governadora respondeu aos manifestantes por meio de cartazes
Grupo quer impeachment de Yeda Crusius
Foto: Roberto Vin�cius/Ag�ncia Free Lancer/AE

Manifestantes protestaram em frente � casa da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), na manh� desta quinta-feira (16), em Porto Alegre. O grupo, formado por sindicalistas e servidores, pediu o impeachment da governadora, que tem sido alvo de den�ncias de corrup��o no governo, como o suposto uso de caixa dois na campanha que a elegeu.

O protesto foi organizado CPERS, que representa os professores da rede estadual, e pelo F�rum dos Servidores P�blicos Estaduais.

Segundo a vereadora Fernanda Melchionna (PSOL), os manifestantes levaram uma r�plica de escola de lata para protestar contra a qualidade do ensino p�blico e marcar um contraste com a casa onde mora Yeda, cuja compra � alvo de suspeitas de ter sido feita com dinheiro de caixa dois.

Conforme a revista "Veja", Carlos Crusius, ex-marido da governadora, teria recebido, logo ap�s as elei��es, a quantia de R$ 400 mil de duas empresas fabricantes de cigarro. O dinheiro teria sido utilizado no pagamento de contas pessoais do casal e na compra do im�vel. Ele disse "nunca ter visto" R$ 400 mil juntos.

A governadora, que tem negado as den�ncias, criticou o fato de a manifesta��o ter ocorrido em frente � casa dela, e n�o, por exemplo, em frente ao Pal�cio Piratini. Ela se dirigiu aos manifestantes com cartazes que diziam que eles "torturam crian�as".

Segundo o Batalh�o de Opera��es Especiais, cinco pessoas foram conduzidas � delegacia por desobedi�ncia, resist�ncia, depreda��o do patrim�nio e tentativa de invas�o.

A vereadora do PSOL, uma das pessoas detidas, disse ter sido agredida. "Come�aram a empurrar, dar cacetete. Me prenderam sem explicar porque eu estava sendo presa. N�o foi permitido que eu levasse um advogado na delegacia. Fui liberada por interven��o da C�mara porque eles n�o podem indiciar um vereador", disse. Ela afirmou que registrou um boletim de ocorr�ncia contra o batalh�o. A diretora do CPERS, Marliane dos Santos, tamb�m afirmou que houve agress�o no momento em que os manifestantes j� se retiravam do local.

O comandante do batalh�o, coronel Silanus Mello, negou ter havido agress�es. "Foi solicitado para eles desobstru�rem a frente da casa, n�o aceitaram e foram sendo afastados da frente da resid�ncia. Um policial foi ferido no rosto pelos mastros das bandeiras", afirmou. Segundo ele, o protesto foi reprimido porque ali n�o era "um local de manifesta��o". "� uma zona residencial, constrangeu as pessoas", disse.

Manifestantes protestam em frente � casa de Yeda
Governadora do RS enfrenta den�ncias de irregularidades; ela nega.
Grupo quer impeachment de Yeda Crusius.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir