Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 17-07-2009

Astronautas inspecionam cobertura térmica do "Endeavour"
Os astronautas a bordo do ônibus espacial "Endeavour" realizam hoje uma meticulosa inspeção de sua cobertura térmica
Astronautas inspecionam cobertura térmica do
Foto: Reuters

Washington, 16 jul (EFE).- Os astronautas a bordo do ônibus espacial "Endeavour" realizam hoje uma meticulosa inspeção de sua cobertura térmica, no segundo de uma missão de 16 dias rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Uma câmara montada no tanque de combustível do "Endeavour" registrou o desprendimento de oito ou nove pedaços de gelo ou espuma isolante durante o lançamento de ontem, do Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida.

"Vimos alguns desprendimentos de espuma", disse Bill Gerstenmaier, chefe de operações espaciais da Nasa (agência espacial americana).

O "Endeavour" deve chegar à ISS amanhã e, após o acoplamento das duas naves, a cerca de 385 quilômetros da Terra, os astronautas começarão a instalação de uma plataforma para experimentos científicos, segmento final do laboratório japonês Kibo.

A nave partiu um dia antes do aniversário do lançamento da missão Apollo 11 que, em 1969, levou o home à Lua pela primeira vez.

O comandante Mark Polansky e os outros seis astronautas iniciarão a inspeção às 13h38, no horário da Brasília, e usarão um braço robótico e câmeras para estudar os painéis térmicos que cobrem as bordas das asas e a ponta do ônibus espacial.

As imagens serão revisadas por especialistas em Terra, que advertiram que, se houver problemas, ordenarão uma nova revisão antes do acoplamento do "Endeavour" à ISS.

O objetivo desse meticuloso exame, que se tornou rotineiro, é detectar desprendimentos das espumas isolantes que pudessem ter impacto na estrutura principal da nave, um problema que causou o desastre com o ônibus espacial "Columbia".

O "Columbia" se desintegrou durante uma missão científica, no dia 1º de fevereiro de 2003.

jab/pd

Astronautas inspecionam cobertura térmica do "Endeavour"

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir