Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-07-2009

Morre lenda do jornalismo nos EUA
O �ncora Walter Cronkite, lenda do jornalismo dos Estados Unidos que entre outros eventos informou sobre o assassinato do presidente John Kennedy em 1963
Morre lenda do jornalismo nos EUA
Foto: EFE

Washington, 17 jul (EFE).- O �ncora Walter Cronkite, lenda do jornalismo dos Estados Unidos que entre outros eventos informou sobre o assassinato do presidente John Kennedy em 1963, morreu hoje aos 92 anos, anunciou a rede de televis�o "CBSNews".

Pessoas ligadas � fam�lia disseram que o jornalista sofria de um problema cardiovascular e o canal de televis�o informou recentemente que sua sa�de tinha piorado de maneira consider�vel nos �ltimos dias.

Segundo informou Linda Mason, vice-presidente da "CBS", Cronkite, considerado "o jornalista mais confi�vel dos EUA", morreu em casa, em Nova York, acompanhado de toda a fam�lia.

"O pa�s perdeu um �cone e um amigo querido e sentir� sinceramente sua falta", afirmou o presidente americano, Barack Obama, em uma declara��o.

O chefe da Casa Branca tamb�m homenageou aquele que considerava como "a voz mais confi�vel dos Estados Unidos".

"Ele esteve em guerras e manifesta��es, em passeatas e eventos hist�ricos, informando-nos com calma sobre o que precis�vamos saber e, acima de tudo, nunca perdeu a integridade", disse.

"Walter sempre foi mais que um apresentador. Foi algu�m em quem pod�amos confiar para que nos guiasse atrav�s dos temas mais importantes do dia, a voz da certeza em um mundo incerto. Era como de nossa fam�lia. Convidava-nos a acreditar nele e nunca nos decepcionou", acrescentou Obama.

�cone do jornalismo americano, Cronkite foi tamb�m o respons�vel por informar os americanos sobre outros grandes fatos da hist�ria contempor�nea, como a chegada do homem � Lua e a Guerra do Vietn�.

Tamb�m noticiou o assassinato do ativista dos direitos civis Martin Luther King, os dist�rbios raciais e as manifesta��es contra a guerra, assim como o caso Watergate, que desencadeou na sa�da do poder do presidente Richard Nixon.

Os americanos lembram dele, sobretudo, como o �ncora que se atreveu a interromper um popular programa de televis�o e pedir aos gritos uma c�mera para falar sobre o atentado contra Kennedy.

Nascido no estado do Missouri, Cronkite foi rep�rter de uma ag�ncia de not�cias americana e depois correspondente de r�dio durante a Segunda Guerra Mundial.

Cronkite, que entrou em 1962 na "CBS", canal em que ficou at� 1981, viveu a inf�ncia em Kansas City e estudou na Universidade do Texas, em Austin.

Walter Cronkite, para os americanos o homem da not�cia no s�culo XX, deixa duas filhas, Nancy Elizabeth e Mary Kathleen, seu filho Walter Leland, e quatro netos. EFE

Morre lenda do jornalismo nos EUA

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir