Categoria Politica  Noticia Atualizada em 18-07-2009

Equipe avalia nova cirurgia em Alencar
Boletim m�dico do hospital cita altera��es cl�nicas e de exames ?sugestivas de obstru��o parcial?
Equipe avalia nova cirurgia em Alencar
Foto: Vivi Zanata / Ag�ncia Estado

equipe m�dica do vice-presidente Jos� Alencar, 77 anos, internado desde o dia 9 de julho no Hospital S�rio-Liban�s, em S�o Paulo, avalia a possibilidade de uma nova cirurgia para desobstru��o parcial de seu intestino, detectada por exames. Em sua �ltima interven��o cir�rgica, a equipe retirou 10 tumores da cavidade abdominal de Alencar, que obstru�am parte de seu intestino delgado e causavam dor.

Boletim m�dico do hospital, emitido ontem �s 11h50, anota que nos �ltimos dois dias Alencar "apresentou altera��es cl�nicas e de exames de imagens e laboratoriais, sugestivas de obstru��o parcial". "O Sr. Jos� Alencar continuar� em observa��o do quadro cl�nico atual", destacou no informe a equipe coordenada pelo oncologista Paulo Hoff.

Alencar recebeu ontem a visita da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que passou pelo hospital ontem pela manh� para fazer exames de rotina, e do ministro da Sa�de, Jos� Gomes Tempor�o. A recomenda��o m�dica, por�m, � que as visitas sejam restringidas daqui por diante.

De acordo com seu chefe de gabinete, Adriano Silva, que o acompanha no hospital desde sua interna��o, os m�dicos querem poup�-lo para dar continuidade ao tratamento.

Com o presidente Luiz In�cio Lula da Silva, Alencar falou apenas por telefone. Mas durante a semana, o vice recebeu diversas visitas, entre elas dos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Aloizio Mercadante (PT-SP), do chefe de gabinete do presidente Luiz In�cio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, do padre Marcelo Rossi e do apresentador de TV Raul Gil. De acordo com Silva, em todos os encontros Alencar se agita muito, o que corrobora a restri��o.

Silva informou ainda que Alencar faz caminhadas di�rias no quarto e faz fisioterapia. H� a possibilidade de que Lula, que chegaria a S�o Paulo ontem � noite, fa�a uma visita ao vice ainda hoje.

TRATAMENTO

O tratamento a que Alencar � submetido desde o dia 9 faz parte da recupera��o de sua 14� cirurgia na luta contra o c�ncer, que trava desde 1997. De acordo com os m�dicos, na interven��o, que teve dura��o de 6 horas, alguns n�dulos tumorais n�o foram retirados de sua cavidade abdominal.

Na ocasi�o, a previs�o era de que Alencar permaneceria no hospital por mais uma semana. E de que uma nova interven��o cir�rgica estava descartada.

Segundo os boletins emitidos pelo hospital desde o final da semana passada, Alencar apresentou recupera��o "satisfat�ria" da cirurgia. Passou apenas dois dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital e logo foi transferido para o quarto.

Desde ent�o, os boletins informaram apenas que Alencar permanecia internado, em recupera��o da cirurgia. De acordo com os visitantes, o vice apresentou sempre muito bom humor e vontade de se recuperar.

Equipe avalia nova cirurgia em Alencar

Fonte: Estad�o
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir