Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-07-2009

A 1ª de Muitas...
PESMS – Educação Continuada na Saúde
A 1ª de Muitas...
Foto: José Rubens Brumana

Nos dias 02 e 03 de Julho de 2009 foi realizado a 1ª Capacitação para os Agentes de Endemias, cujo tema foi "Avaliação e Desenvolvimento Profissional" idealizado pela equipe do PESMS (Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social) da Secretaria Municipal de Saúde de Marataízes.

O foco principal foi a valorização pessoal e profissional do agente de endemias, sensibilizando-os e informando-os sobre trabalho em equipe, relacionamento interpessoal e a saúde do trabalhador. Também foram abordados temas atuais como a Influenza A H1N1 devido a sua grande repercussão mundial. A Campanha Anti-Rábica, prevista para o mês de julho, foi pertinente ao tema "Raiva Animal" proposto no evento.

Vários profissionais foram convidados como o Enfermeiro do Trabalho da Secretaria Municipal de Saúde de Marataízes Kenfell S. Coutinho e o Médico Veterinário – Coordenador da Vigilância Sanitária de Itapemirim Auristone Viana. Alguns integrantes da equipe do PESMS também ministraram palestras, a Enfermeira Raquel Galante Freire e a Psicopedagoga Cristiane de Deus Lemos Amaro.

De acordo com a avaliação realizada pelos agentes de endemias ao final do evento, a capacitação foi considerada um sucesso, superando suas expectativas, tendo como ponto culminante as dinâmicas realizadas.

Nesta mesma avaliação os agentes de endemias sugeriram temas pertinentes aos seus interesses profissionais e pessoais para o próximo evento.

Segundo palavras do Secretario Municipal de Saúde de Marataízes, Antonio Carlos Azevedo, que realizou a abertura oficial e encerramento da capacitação, "Precisamos de profissionais engajados e comprometidos, que vistam realmente a camisa da saúde".

O Secretário de Saúde prontificou-se a colaborar no que for possível para que este trabalho seja contínuo e permanente, pois visa à qualificação dos profissionais da saúde.

São previstas capacitações para a Vigilância Ambiental a cada dois meses, há planejamento de capacitações para outros setores como os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) por exemplo.

"A Educação tem caráter permanente. Não há seres educados e não educados. Estamos todos nos educando." (Paulo Freire).

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir