Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 20-07-2009

A VITÓRIA DO FLAMENGO
Atualmente, não se ligar a determinadas situações, mostrar-se alheio a alguns...
A VITÓRIA DO FLAMENGO

Atualmente, não se ligar a determinadas situações, mostrar-se alheio a alguns acontecimentos e fatos, faz da pessoa, aos olhos da sociedade, um alienado e até mesmo pode ser tachado de "anormal". É o que o grande psicólogo norte-americano Skinner disse: "todos nós somos alvo de julgamento e controles" a partir do momento em que saímos de nossa casa. Mas, o que fazer? Onde há o ser humano, onde pratica-se a linguagem, onde articula-se a palavra, é ali que são geradas as críticas, o debate, a discussão e o julgamento.

Pois, sou um desses brasileiros não muito "chegado" ao futebol, teria tudo para ser, porque o meu pai fez Escola dentro do nosso próprio lar. Torcedor aficcionado de dois times: O Fluminense(RJ) e o Estrela-do-Norte, em Cachoeiro. Há pouco tempo até sentia uma grande simpatia pelo Fluminense, mas como já disse sem afetação e sem fanatismo. Admiro o Fluminense, mas como já disse não sou capaz de discutir e manter uma conversa sobre ele, porque na certa não terei argumentos suficientes e convincentes. Como já podem perceber, por isso estou fazendo minha autodefesa em relação aos pré-julgamentos que possam fazer de minha pessoa.

Contudo, na decisão do Campeonato Carioca, no dia 03/05/2009, em que Flamengo e Botafogo disputaram o título, assisti ao jogo do começo ao final. Achei interessantíssimo, alguns motivos também contribuíram e me forçaram a assistir a ele. Um deles pelo fato de meu filho Ciro ter estado lá no Maracanã "in loco" vibrando e torcendo pelo seu time – o Flamengo. Diga-se de passagem, que este meu garoto não saiu ao pai, pois se entrega de corpo e alma durante as competições, campeonatos e outras atividades envolvendo seu time e outros.

Dentre os motivos, destaco também o fato de estar sozinho e mesmo a televisão não sendo interativa, de certa forma o que os nossos olhos captam, o rio de emoções lançado diante de nós contagia-nos e sem contar o carisma de algumas pessoas inseridas no contexto.

Vibrei, compartilhei de longe com a vitória do Flamengo e pude durante todo o jogo, o desenrolar e o seu final fazer reflexões e tirar conclusões sobre a vida.

Analisei o comportamento dos jogadores e torcedores. Que momento emocionante! Que garra! Quanta ousadia! Quanto esforço! Quanta dedicação! Vi o choro da vitória. O depoimento e a fala de alguns jogadores. Bem interessante! Algo esplêndido, maravilhoso, fantástico! Eu não sei se posso fazer uma transposição para outras áreas, principalmente às que se voltam para a Educação, a Cultura e o Conhecimento. E fico me perguntando e questionando: Com a mesma garra, ousadia e dedicação por que as pessoas, a semelhança dos jogadores e torcedores, não evidenciam o mesmo comportamento? Eu que tenho passado décadas executando atividades docentes, gostaria de ver essa mesma motivação e entusiasmo em nossos educandos, mas, infelizmente, acontece o contrário. Seria uma inversão de valores?

A vitória do Flamengo, naquele domingo, ou seja, o momento do jogo ou os que precederam a ele, momentaneamente, serviram para se esquecer da crise, da gripe suína, da pedofilia, das falcatruas do governo, dos bons "pizzailos", da sucessão presidencial e quem sabe até mesmo da violência.

Que a vitória do Flamengo, naquele dia de decisão de campeonato, seja o momento para se repensar, reciclar e renovar as áreas de nossa vida e tentar empreender nossas lutas para obtermos também nossa vitória:na Educação(Prova do ENEM em outubro), na Saúde, nos transportes, na preservação do meio-ambiente ou mesmo diminuir ou acabar com a corrupção, a violência e as drogas.

A vitória do Flamengo foi merecida dadas as lutas empreendidas, preparação e dedicação.

Que esta vitória, a cada dia, motive-nos também para que alcancemos muitas outras em nossa vida e sejamos felizes.

Luiz Antônio Damasceno 18/07/2009

    Fonte: O Autor
 
Por:  Luiz Antônio Damasceno    |      Imprimir