Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-07-2009

EUA e Índia assinam acordos de cooperação militar, espacial
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, assinou hoje três acordos de cooperação militar, espacial e científica, com o ministro de Exteriores da Índia, S.M.Krishna, no final de sua visita a Délhi.
EUA e Índia assinam acordos de cooperação militar, espacial
Foto: Reuters

Nova Délhi, 20 jul (EFE).- O principal acordo, pelo qual os Estados Unidos poderão verificar o uso de transferências de tecnologia militar para a Índia, "aplanará o caminho para uma maior cooperação em matéria de defesa", destacou Hillary, em entrevista coletiva conjunta com Krishna.

O acordo, que as partes negociavam há mais de um ano, chega em um momento em que a Índia se dispõe a renovar a frota de sua Força Aérea com 126 novos aviões de combate, um negócio de US$ 10 bilhões, pelo qual competem americanos, russos e europeus.

Além disso, os dois ministros assinaram um acordo científico e outro tecnológico que, segundo Hillary, firma as bases para a cooperação comercial espacial.

Hillary ressaltou na entrevista coletiva com Krishna que o desejo de seu país é não só manter, mas aprofundar as relações com a Índia.

"Acreditamos que a cooperação entre nossas nações será um dos eixos centrais do progresso no século XXI", declarou a secretária de Estado americana, que anunciou que transmitiu um convite do presidente dos EUA, Barack Obama, ao primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, para que visite Washington no dia 24 de novembro.

Krishna também afirmou que a agenda de suas discussões com Hillary reflete a "dimensão global" das relações bilaterais.

A cooperação entre os EUA e a Índia "pode desempenhar um papel construtivo na reativação da economia mundial", declarou o ministro indiano.

Durante a visita, os dois países encontraram novas vias para um "diálogo significativo" em temas como mudança climática, desarmamento e não-proliferação nuclear, acrescentou.

A secretária americana, que deixará a Índia amanhã, se reuniu hoje com o primeiro-ministro Singh, com o líder da oposição, L.K.Advani, e com a presidente do partido governante, Sonia Gandhi, antes do encontro com Krishna. EFE

EUA e Índia assinam acordos de cooperação militar, espacial e científica

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir