Categoria Economia  Noticia Atualizada em 20-07-2009

Semana de Copom começa com foco na economia dos EUA
Indicadores antecedentes de junho serão divulgados hoje
Semana de Copom começa com foco na economia dos EUA
Foto: Agência Estado

A semana começa sob a expectativa para os resultados da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, mas os dados que de fato podem dar rumo à Bolsa de Valores de São Paulo nesta segunda-feira vêm de fora.

Nos Estados Unidos, saem hoje os indicadores antecedentes relativos a junho, compilados de dados econômicos ponderados e tratados na forma de um índice. Na conta, entram informações como a média de horas trabalhadas, as encomendas à indústria, as vendas no varejo, o número de autorizações para construção de novos imóveis, o preço das ações, a taxa de juros, a expectativas dos consumidores, entre outros.

"A expectativa dos economistas é de que os indicadores antecedentes avancem menos em junho que em maio, o que mostra um certo viés negativo", afirma o economista da corretora Gradual André Perfeito. As projeções são de uma elevação de 0,5% no índice, frente à de 1,2% registrada em maio frente a abril.

A proximidade da reunião do Copom - que se encerra na quarta-feira com a divulgação da decisão do Banco Central sobre a taxa básica de juros do País - deve fazer os investidores prestarem mais atenção também aos resultados da pesquisa semanal Focus, feita pelo Banco Central junto a economistas e analistas das maiores instituições financeiras do país.

"O relatório Focus ganha relevância adicional nesta segunda-feira", afirma Perfeito. A pesquisa reúne as perspectivas dos economistas para as principais variáveis macroeconômicas brasileiras, dentre as quais a taxa Selic.

No campo corporativo, os balanços do segundo trimestre de empresas podem levar a alguma oscilação específica. Na sexta-feira, a Votorantim Celulose e Papel divulgou seus resultados e hoje é dia de a GVT Holding mostrar seus números, após o fechamento.

Semana de Copom começa com foco na economia dos EUA

Fonte: AE - Agência Estado
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir