Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-07-2009

“Quem pensa que criança é boba é que é bobo.”
Sob a inspiração desse pensamento do escritor Paiva Netto, a Legião da Boa Vontade (www.lbv.org.br ) tem ministrado...
“Quem pensa que criança é boba é que é bobo.”
Foto: Departamento de Comunicação da LBV Cachoeiro

Sob a inspiração desse pensamento do escritor Paiva Netto, a Legião da Boa Vontade (www.lbv.org.br
) tem ministrado, desde o início de maio, palestras informativas sobre políticas públicas aos alunos de seu Instituto de Educação, com o objetivo de evidenciar a eles a importância de participarem de eventos que abordem assuntos relacionados com seus direitos e deveres e prepará-los para a 8ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, contribuindo, assim, para que exercitem a cidadania.

A conferência, que ocorre em três etapas (municipal, estadual/distrital e nacional), debaterá, neste ano, o tema "Construindo Diretrizes da Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Plano Decenal". Orientarão as discussões os seguintes eixos específicos, definidos pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda): promoção e universalização de direitos em um contexto de desigualdades; proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes; fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos; participação de crianças e adolescentes em espaços de construção da cidadania; e gestão da política.

Milhares de crianças e adolescentes de todo o Brasil representarão escolas, serviços de atendimento (abrigos, medidas socioeducativas, entre outros) e comunidades, primeiramente, nas conferências municipais, que se darão até 30 de junho; depois, nas estaduais e na distrital, a sucederem até 15 de setembro; e, por último, na conferência nacional, cuja realização será de 7 a 10 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF. A participação deles em encontros dessa natureza propicia seu reconhecimento como pessoas que, apesar de estarem em processo de desenvolvimento de sua formação, são capazes tanto de refletir e de opinar sobre diversas questões, a exemplo da qualidade dos serviços prestados à sociedade, quanto de tomar parte em decisões que lhe digam respeito.

A propósito, vale ressaltar que, em colaboração ao fomento do protagonismo infanto-juvenil, a LBV promove, desde 2004, o Fórum Internacional dos Soldadinhos de Deus*, produzido pelas próprias crianças atendidas pela Instituição. Por meio de oficinas educativas, palestras e brincadeiras, o evento aborda assuntos atuais de interesse mundial, como meio ambiente, educação e família, buscando achar possíveis soluções para os problemas que afligem a Humanidade. O fórum foi criado pelo diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, José de Paiva Netto, que, por ocasião do lançamento do encontro, declarou que este seria "um grande acontecimento espiritualmente libertário na história da criança desde que existe o mundo". "Temos de mostrar que o pensamento infantil nos dá perspectiva de um mundo melhor (...). Vocês [crianças] têm força diante de Deus. Vocês são a novíssima, novíssima geração. Então, nós queremos vocês nesse fórum especial, que vai ser uma festa, [ter] muita alegria, mas para tratar de temas que estão preocupando as crianças. As crianças vão ter oportunidade de manifestar-se (...), porque precisam aprender a se defender com Amor e inteligência", salientou.

O Centro Comunitário e Educacional da LBV em Cachoeiro, está localizado na Rua Ângelo Bóss, 08 - Bairro Baiminas e o telefone para contato é (28) 3522 4058 . Outras informações acerca da oitava edição da Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente podem ser obtidas acessando-se o site www.direitosdacrianca.org.br
.

* A denominação "Soldadinhos de Deus" foi carinhosamente dada a todas as crianças pelo fundador da Legião da Boa Vontade, Alziro Zarur (1914-1979).

    Fonte: Elisangela Abel Bravo Spínola
Departamento de Comunicação da LBV Cachoeiro
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir