Categoria Politica  Noticia Atualizada em 20-07-2009

Cresce temor de violência com fracasso de diálogo sobre Honduras
Arias pediu mais 72 horas para reconduzir as negociações entre as partes em conflito
Cresce temor de violência com fracasso de diálogo sobre Honduras
Foto: AFP

Ana Fernández

SAN JOSÉ, Costa Rica — O presidente deposto de Honduras, Honduras, Manuel Zelaya, anunciou neste domingo que começo a organizar a resistência ao novo governo hondurenho depois do fracasso das negociações em San José.

"A partir de agora, começamos a fazer toda a organização da resistência interna para meu retorno ao país", declarou Zelaya em coletiva de imprensa em Manágua.

"Eu represento o povo hondurenho e tenho o direito de defendê-lo. Se para obter a liberdade, tiver que fazer sacrifícios, eu o farei. Não posso deixá-los sozinho neste momento", afirmou Zelaya.

Estas declarações aconteceram horas depois que a rejeição do governo de fato de Roberto Micheletti em aceitar a restituição do presidente deposto causou o fracasso da mediação do presidente da Costa Rica, Oscar Arias, que pediu mais 72 horas para evitar o risco de "uma guerra civil".

"Sinto muito senhor presidente, mas as propostas que você apresentou são inaceitáveis para o governo constitucional de Honduras que represento. Em particular, sua proposta número um representa uma intromissão direta nos assuntos internos de Honduras", disse o chanceler de Micheletti e chefe de sua delegação, Carlos López.

Frente a essa negativa, a delegação de Zelaya "deu por terminado o diálogo" neste segundo dia de negociação.

"Este diálogo com esta comissão deste regime de fato (...) terminou", afirmou a chefe da delegação de Zelaya, Rixi Moncada.

Arias pediu mais 72 horas para reconduzir o diálogo destinado a solucionar a crise hondurenha, porque caso contrário, disse, "a alternativa é possivelmente uma guerra civil" no pequeno país centro-americano, onde os seguidores de Zelaya planejam novas ações para exigir seu retorno.

O prêmio Nobel da Paz 1987, afônico após vários dias de intensas discussões com os responsáveis pela crise e com representantes da comunidade internacional, indicou que a delegação de Zelaya havia aceitado os sete pontos de sua proposta para colocar um ponto final ao conflito em Honduras.

Fontes da Presidência costarriquenha anunciaram à AFP que Arias voltará a convocar as partes do conflito na quarta-feira.

As duas delegações hondurenhas tinham dado mostras ao longo deste domingo de uma forte divisão relativa à restituição de Zelaya, exatamente o único ponto inegociável do "mapa do caminho" de Arias, que contava com o apoio internacional.

Após o fracasso dessa segunda tentativa de mediação de Arias, a delegação de Micheletti voltou para Tegucigalpa, enquanto que os integrantes da de Zelaya, depois de almoçarem com Oscar Arias, retornavam, alguns para Manágua, no avião oferecido pela Venezuela, e outros para a Guatemala em voo comercial, em suas bases de operação em um exílio que já dura três semanas.

Os Estados Unidos declararam que estão acompanhando atentamente a situação em Honduras, que deverá ser resolvida pelos hondurenhos, indicou um porta-voz do Departamento de Estado.

"Estamos acompanhando de perto e esperando para ver o que acontecerá", disse o porta-voz Rob McInturff. "No final, esta tem que ser uma solução dos hondurenhos para Honduras", acrescentou.

"Estamos buscando uma solução pacífica. Estes atores podem alcançá-la e esperamos que façam tudo o que puderem para alcançar essa solução".

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, também disse, em Washington, que o organismo vai "ampliar a pressão" sobre o governo de fato de Honduras.

"Vamos manter e ampliar a pressão" sobre o governo de Roberto Micheletti, disse Insulza em uma entrevista coletiva à imprensa.

Insulza anunciou que nesta segunda-feira será realizada uma assembleia geral da OEA para analisar a situação após o fracasso das negociações entre delegados de Micheletti e do deposto Manuel Zelaya, em San José.

Zelaya vai organizar resistência interna para voltar a Honduras

Zelaya prepara a sua volta a Honduras



Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir