Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-07-2009

Fujimori é condenado a 7 anos e meio de prisão por corrupção
O ex-presidente peruano Alberto Fujimori foi condenado nesta segunda-feira a sete anos e seis meses
Fujimori é condenado a 7 anos e meio de prisão por corrupção
Foto: AFP

LIMA, Peru — O ex-presidente peruano Alberto Fujimori foi condenado nesta segunda-feira a sete anos e seis meses de prisão por ter pago 15 milhões de dólares ilegalmente a Vladimiro Montesinos, seu ex-braço direito, informou o tribunal que o julgou.

É a terceira sentença acumulada pelo ex-presidente, de 70 anos, que governou o Peru entre 1990 e 2000.

Em abril, Fujimori foi condenado a 25 anos de prisão - pena atualmente em apelação - por violação dos direitos humanos. A justiça entendeu que ele teve envolvimento em duas matanças que deixaram 25 mortos em 1991 e 1992, e em dois sequestros.

Em dezembro de 2007, após ser extraditado do Chile, Fujimori recebeu sua primeira condenação, a seis anos de prisão, já ratificada em última instância, por ter ordenado a revista ilegal da casa de Trinidad Becerra, esposa de Montesinos.

No Peru, não há acumulação de penas, e o condenado cumpre apenas a maior.

Alberto Fujimori justificou-se na sexta-feira da acusação de corrupção, dizendo que entregou 15 milhões de dólares a seu ex-assessor Vladimiro Montesinos para evitar um golpe de Estado, que ele preparava contra seu governo.

Fujimori alegou ter autorizado o pagamento da quantia, no ano 2000, "obrigado pelas circunstâncias", porque o país "corria o risco de um golpe de Estado" - Montesinos, que foi seu braço direito, tinha na época "controle total sobre a cúpula militar", afirmou.

Fujimori, de 70 anos, disse que "jamais" se apropriou de dinheiro público, e que, 41 dias depois de ter pago a Montesinos os 15 milhões de dólares - com os quais ele deixou clandestinamente o país -, restituiu quantia semelhante ao erário nacional, sem explicar sua procedência.

"Reitero que Alberto Fujimori jamais se apropriou de um sol (moeda peruana) sequer do Estado, a única coisa que fiz em dez anos foi me preocupar que o dinheiro público chegasse aos mais pobres e necessitados", declarou perante o tribunal.

Imagens de Montesinos subornando políticos da oposição e proprietários dos meios de comunicação circularam na época. O ex-chefe do serviço secreto peruano cumpre pena de prisão atualmente, depois de condenado por corrupção, porte de armas e tráfico de drogas.

A entrega do dinheiro aconteceu em setembro de 2000, dois meses antes do fim de seu governo.

Fujimori é condenado a 7 anos e meio de prisão por corrupção no Peru

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori foi condenado nesta segunda-feira a sete anos e seis meses


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir