Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-07-2009

Obama recebe 'heróis' da conquista da Lua
Barack Obama e Neil Armstrong
Obama recebe 'heróis' da conquista da Lua
Foto: AFP

Myriam Chaplain-Riou

WASHINGTON, EUA — O presidente Barack Obama se encontrou nesta segunda-feira, exatamente 40 anos após a chegada do homem à Lua, com os "heróis" da histórica missão da Apollo 11.
Obama recebeu na Casa Branca os astronautas Neil Armstrong e Michael Collins, de 78 anos, e Buzz Aldrin, 79 anos.

"Poucas vezes sinto um prazer tão extraordinário como o de receber três ícones, três verdadeiros heróis americanos".

"Creio que podemos dizer que os homens da Apollo 11 representarão para sempre a excelência em matéria de exploração e de descobrimentos", destacou Obama.

"Fui criado no Havaí, como muitos de vocês sabem, e ainda me lembro de estar nos ombros do meu avô quando as cápsulas que os traziam de volta caíam no meio do Pacífico...".

"Me lembro de agitar bandeiras americanas e de que meu avô me disse que a missão Apollo era a prova de que os americanos eram capazes de tudo quando queriam".

"Neste 40º aniversário, todos nós agradecemos o que fizeram e esperamos que outra geração de crianças olhem para o céu e se tornem novos Armstrong, Collins e Aldrin", destacou Obama.

Foi no dia 20 de julho às 22H56 e 48 segundos (hora de Washington) que Neil Armstrong colocava o pé na Lua, pronunciando as palavar que ficaram célebres ante centenas de milhões de telespectadores: "Este é um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade".

A mensagem de Armstrong, com a voz levemente distorcida pela distância e pelos equipamentos de comunicação, ficaria gravada para sempre nos livros de história da Terra.
A comemoração desta segunda-feira foi aproveitada pelos astronautas para defender a retomada da exploração espacial e as ambições dos Estados Unidos.

"Devemos voltar à Lua (...). precisamos aprender mais, estabelecer bases, instalar novos telescópios e nos preparar para ir a Marte, porque a finalidade última é Marte", declarou Eugene Cernan, 75 anos, último homem a caminhar na Lua, com a Appolo 17, em 1972, durante uma entrevista à imprensa nesta segunda-feira que reuniu sete astronautas.

Para celebrar o aniversário, a Nasa divulgou em seu site uma profusão de novos documentos: vídeos restaurados da missão Apollo 11, gravações de conversas entre os astronautas jamais ouvidas pelo público, imagens de seis locais de alunissagem das missões Apollo tomadas pela nova sonda lunar LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter), lançada no dia 18 de junho para preparar a volta dos americanos à Lua até 2020.

O programa batizado Constellation, se for mantido, será o prelúdio para os voos habitados a Marte e além dele.

Os astronautas são ferrenhos defensores do envio de missões ao Planeta Vermelho e aproveitam suas raras entrevistas comuns para defender esta causa.

"Marte é a outra Lua. Precisamos desta inspiração", lançou James Lovell, 81 anos, comandante da Apollo 13.

Eugene Cernan defende que uma parte ou "um cent de cada dólar pago a título de impostos seja consagrado ao espaço".

Os americanos são menos entusiastas e apenas uma pequena maioria (51%) estima que os Estados Unidos deveriam enviar astronautas a Marte, contra 43% que se opõem, segundo uma pesquisa CBS News.

Obama recebe 'heróis' da conquista da Lua

Barack Obama e Neil Armstrong


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir