Categoria Incêndio  Noticia Atualizada em 21-07-2009

Moradores de prédio onde ocorreu incêndio terão que passar noite fora
Segundo secretário, edifício foi 'parcialmente interditado' após fogo.
Moradores de prédio onde ocorreu incêndio terão que passar noite fora
Foto: G1

Paulo Toledo Piza

Moradores do edifício atingido por um incêndio na tarde desta segunda-feira (20), no Centro de São Paulo, ficarão desalojados por, pelo menos, uma noite. Segundo o secretário municipal de Controle Urbano, Orlando Almeida, o prédio está "parcialmente interditado e parcialmente impedido".

"Os sexto e sétimo andares, onde ocorreu o incêndio, estão fechados", disse ele, acrescentando que os moradores dos outros andares podem apenas retirar pertences, mas não retornar aos apartamentos. A água utilizada pelos bombeiros durante o combate ao fogo deixou todo o prédio encharcado, o que aumentaria o risco de problemas elétricos.

Para resolver a questão, o proprietário de todo o edifício "terá que contratar um engenheiro, que irá fornecer um laudo técnico liberando, ou não, o prédio". De acordo com o secretário, todos os apartamentos pertencem a um único dono. No período em que o imóvel estiver impedido, seus moradores deverão procurar abrigo com parentes. Para quem não puder, o secretário afirmou que irá disponibilizar um albergue ou uma escola como abrigo.

Essa decisão, porém, não agradou aos condôminos. O balconista Elivan Ferreira, de 31 anos, afirmou que tem onde ficar, mas "há muita gente no prédio que não". Revoltada com a determinação, a aposentada Marlene Carneiro de Assis, de 57 anos, disse: "vou dormir aqui na frente". Ela lamentou não ter acesso ao conforto de seu lar. "Tudo o que tenho está lá, inclusive meu telefone, meu Julio Iglesias e meu Roberto Carlos", disse, em referência a seus discos favoritos.
Mortos

A Santa Casa de Misericódia de São Paulo confirmou na tarde desta segunda-feira (20) a morte de uma mulher de aproximadamente 43 anos que estava no prédio. Além dela, um homem morreu quando se jogou do edifício de sete andares, segundo os bombeiros.

O imóvel fica na Rua Barão de Campinas, em Santa Cecília. O fogo começou no início da tarde. Ainda não se sabe por que o homem de 34 anos teria se jogado ao ver o apartamento pegando fogo. A assessoria de imprensa da Santa Casa disse que a mulher teve parada cardiorrespiratória.

Outras seis pessoas ficaram feridas, segundo o capitão Sidnei Turato, do Corpo de Bombeiros. Dois apartamentos que ficam nos dois últimos andares do prédio foram atingidos. Ainda não havia confirmação na tarde desta segunda do que causou o incêndio.

Moradores de prédio onde ocorreu incêndio terão que passar noite fora
Segundo secretário, edifício foi 'parcialmente interditado' após fogo.
Duas pessoas que estavam no prédio morreram e seis estão feridas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir