Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-07-2009

Prefeita Municipal Percorre Canteiro de Obra
Apesar da crise econômica que freou o ritmo de obras em todos os segmentos da construção
Prefeita Municipal Percorre Canteiro de Obra
Foto: Secretaria Municipal de Comunicação Social PMI

Apesar da crise econômica que freou o ritmo de obras em todos os segmentos da construção civil, em Itapemirim as benfeitorias continuam chegando à população tais como galeria de captação de rede de esgoto.

Em Itaipava a Prefeita Municipal Norma Ayub Alves visitou as obras de esgotamento sanitário que levarão melhoria na qualidade de vida de milhares a moradores.

A obra de nove milhões de reais percorrerá a extensão de 54 kms de Itaoca, Itaipava e Joacima e canalizará o esgoto que até então corria à céu aberto causando prejuízos financeiros e doenças a visitantes e nativos.

"Foi um sonho conseguir retirar o esgoto das portas das casas e proporcionar melhoria aos meus conterrâneos, isto sem falar na mudança na nova paisagem da orla que o veranista vai encontrar, informou Norma Ayub.

Para inserir a comunidade local no contexto da obra, algumas informações importantes chegarão às mãos dos moradores nos próximos dias por meio de material explicativo que será anexado à conta de água entregue pelo SAAE, conforme modelo abaixo.



QUALIDADE DE VIDA É O QUE VOCÊ MERECE
Itaoca, Itaipava e Joacima terão coleta e tratamento de esgoto:

Com a finalidade de proporcionar melhores condições de saúde a população local e aos turistas que frequentam o litoral de Itapemirim, o Poder Executivo está implantando um moderno sistema de esgotamento sanitário em Itaoca, Itaipava e Joacima, em conformidade com as legislações ambientais.

A obra consiste no assentamento de tubulação sob as vias públicas, construções das estações elevatórias de bombeamento e da estação de tratamento dos esgotos.

Durante o período de execução das obras poderão ocorrer transtornos inevitáveis devido à movimentação de máquinas, caminhões, equipamentos, pessoal, intervenções nas vias públicas para assentamento da tubulação, fechamento das valas e restauração das condições de tráfego das ruas.

A administração municipal está buscando soluções para que os transtornos sejam reduzidos e solicita a compreensão da população. Após a conclusão das obras, milhares de famílias serão beneficiadas com melhores condições sanitárias, reduzindo o risco de contrair doenças.

"MELHORES CONDIÇÕES SANITÁRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO, TRABALHO E TURISMO"

NÚMEROS DE TELEFONES PARA INFORMAÇÕES:

SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS: (28) 3529-6730
DEPARTAMENTO GERAL DE MANUTENÇíO DO LITORAL: (28) 3529-2938
SANEVIX (EMPRESA RESPONSÁVEL): (28) 3529-2416

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPEMIRIM


ESGOTAMENTO


No mesmo balneário, a Prefeita seguiu para a rua Efrain Rodrigues para vistoriar a obra de calçamento realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, no valor de R$ 17.619,00.

"Fico feliz ao ver a obra concluída, pois, com recursos próprios, conseguimos realizar a pavimentação da falta de pavimentação e, com isto, promover a auto – estima daqueles que vivem aqui. Inclusive homens, mulheres e crianças estão tomando conta da rua com varreção diária", disse a Prefeita.

A Chefe do Executivo observou também, após conversa com antigos moradores como a pescadora de mariscos Amantina Rodrigues, que a rua ganhou paisagismo pelas mãos dos que vivem lá.

"Ficamos muito felizes com a ausência da lama na rua em dias de chuva e da poeira em tempo de sol que nos unimos para decorar a entrada das casas. Todos nós cuidamos. Isto é união", finalizou a pescadora de 87 anos.


Seguindo em frente, percorrendo o canteiro de obras em que se transformou o litoral de Itapemirim, Norma Ayub Alves seguiu para a rua próxima à igreja Sagrado Coração de Jesus.

Lá, por mais de 60 anos os moradores conviviam com o fedor, mosquitos e mau cheiro exalado pelo córrego que passava nas portas das casas que trazia o esgoto doméstico.

"Hoje a paisagem é outra. No lugar do esgoto que passava bem no meio de nossas casas, temos uma galeria que colocou fim ao velho problema. Nossa vida melhorou muito e nossas crianças não ficam mais doentes", declarou o morador local.

A obra foi construída com recursos próprios, informou o Secretário Municipal de Obras e Urbanismo Ariosto Rapozo. "A drenagem tem 66 metros de extensão, é composta de manilhamento duplo. A obra custou aos cofres públicos R$ 55.631,75", finalizou o responsável pela pasta.

"Nosso projeto é trazer calçamento ou outro tipo de pavimentação para o local e assim facilitar o acesso das crianças que vão para a escola próxima reduzindo os riscos de acidentes no trânsito, sinalizou a Prefeita.

    Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social de Itapemirim
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir