Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-07-2009

Incaper Intensifica Ações com Metodologias Participativas em Itapemirim
O Escritório Local de Desenvolvimento Rural de Itapemirim realizou dia 13 de julho ás 19 horas
Incaper Intensifica Ações com Metodologias Participativas em Itapemirim
Foto: Incaper - Itapemirim

O Escritório Local de Desenvolvimento Rural de Itapemirim realizou dia 13 de julho ás 19 horas uma reunião na ASSOCIAÇíO DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO DE BOM SERÁ, comunidade rural do Município de Itapemirim – ES.

A economista doméstica ERCILIA BUENO BASSANI coordenou as atividades junto às famílias de agricultores familiares, desenvolvendo as atividades com base em Metodologias Participativas.

A reunião teve dois momentos: o primeiro foi a aprovação da mudança do Estatuto da Associação discutida anteriormente junto aos associados; o segundo momento tratou essencialmente do resgate histórico –social da comunidade. Ressalta Ercilia que é importante resgatar a historia de vida das pessoas, como vivem e produzem, e debater com elas as suas condições de vida e especificamente neste dia, do que produzem, como produzem , o que aproveitam, o que perde e o que comercializam.Esta atividade foi conduzida desta forma pela Associação ter definido sua participação no PROGRAMA DE AQUISIÇíO DE ALIMENTOS do Governo Federal, na reunião realizada na Sede do município dia 3 de julho.

Neste contexto foram discutidas as questões de gênero e geração. Esses temas precisam ser considerados no exercício da compreensão da realidade e incluídos nas discussões e tomada de decisões quanto ao projeto de vida das pessoas e da associação, enfatiza Ercilia, isto realizado através do Diagnóstico Participativo por Campo de Desenvolvimento, no caso o levantamento das alternativas alimentares de produção que já existem na comunidade.

Nesta oportunidade foi ressaltada a importância da participação do Incaper como mediador social junto a Associação e dos demais parceiros, Prefeitura Municipal de Itapemirim, NAC,Conab dentre outros.

A associação conta hoje com 120 sócios e a comunidade de Bom Será com 136 famílias.

Foi ressaltada a necessidade da qualidade, quantidade, preço dos produtos, produção contínua e programada.

Na oportunidade a extensionista Ercilia explicou sobre o projeto da Prefeitura Municipal e NAC no fornecimento do talão de produtor gratuito e sobre o andamento da regulamentação do Selo de Inspeção Municipal de Itapemirim – SIM.

As práticas extensionista com metodologias de planejamento participativo e gestão social são importantes ferramentas potencializadoras da construção coletiva de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos agricultores e agricultoras familiares no Município de Itapemirim.

ERCILIA BUENO BASSANI
Incaper - Itapemirim

    Fonte: Incaper - Itapemirim
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir