Categoria Economia  Noticia Atualizada em 21-07-2009

Fed diz ter ferramentas para conter inflação
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Ben Bernanke, afirmou hoje que a entidade
Fed diz ter ferramentas para conter inflação
Foto: Reuters

Washington, 21 jul (EFE).- O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Ben Bernanke, afirmou hoje que a entidade tem as ferramentas necessárias para dirigir a política monetária nacional e evitar o aumento da inflação.

Em sessão da Comissão de Serviços Financeiros da Câmara de Representantes, Bernanke disse que as taxas de juros permanecerão entre zero e 0,25% por mais um bom período.

No primeiro dos dois dias de sabatina sobre a atuação do Fed e do Departamento do Tesouro para deter a crise financeira nos Estados Unidos, Bernanke disse que "quando o panorama econômico exigir", o banco central ajustará sua política monetária.

Membros do Congresso expressaram sua crescente preocupação com as garantias dadas pelo Fed a letras de câmbio comerciais, com o respaldo oferecido a instituições financeiras em crise e com a aquisição de bônus do Tesouro como instrumento para conter a maior turbulência financeira desde a Grande Depressão, nos anos 1930.

Bernanke, que amanhã se apresentará à Comissão de Bancos do Senado, reiterou que, apesar das recentes melhorias na economia e nos mercados financeiros, a taxa básica de juros permanecerá nos níveis em que se encontra.

"À luz de uma substancial fraqueza da economia e de uma limitada pressão inflacionária, a política monetária se manterá focada no estímulo à recuperação econômica", disse o presidente do Fed.

"No entanto, também achamos que é importante assegurar ao público e aos mercados que as medidas extraordinárias que tomamos em resposta à crise financeira e à recessão podem ser suspensas de maneira gradual e oportuna conforme seja necessário, evitando o risco de o estímulo levar a uma inflação maior", acrescentou. EFE

Fed diz ter ferramentas para conter inflação

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir