Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 21-07-2009

Astrônomo amador descobre que Júpiter sofreu um impacto do t
A Nasa confirmou que Júpiter foi atingido por um objeto não identificado que causou o impacto do tamanho da Terra
Astrônomo amador descobre que Júpiter sofreu um impacto do t
Foto: AFP

WASHINGTON, EUA — A Nasa confirmou que Júpiter foi atingido por um objeto não identificado que causou o impacto do tamanho da Terra, depois que um astrônomo amador assinalou a anomalia à agência espacial americana, informou a revista New Scientist em seu site nesta terça-feira.

O impacto causado na região polar sul do maior planeta do Sistema Solar é visível numa foto que acompanha o artigo da revista especializada. Parece uma mancha clara sobre a superfície mais escura de Júpiter.

"Está excluído que (o impacto) se deva a um dos fenômenos meteorológicos que observamos habitualmente sobre Júpiter", explicou Glenn Orton, astrônomo da Nasa, que confirmou a existência do impacto depois de tê-lo observado e analisado com a ajuda de um telescópio infravermelho situado no Havaí.

O primeiro a ter detectado o fenômeno foi um astrônomo amador australiano, Anthony Wesley, que se comunicou com Orton, da Nasa, depois de realizar a surpreendente descoberta.
É a primeira vez desde 1994 que se observa um impacto sobre a superfície do planeta, cuja atmosfera está saturada de gás. Em julho de 1994, 21 pedaços do cometa Shoemaker-Levy 9 caíram sobre Júpiter.

Mas desta vez Glenn Orton disse não ter a menor idéia da natureza do objeto que colidiu com Júpiter.

Leigh Fletcher, outro astrônomo da Nasa, explicou à New Scientist que "o impacto tem aproximadamente o mesmo tamanho que a Oval BA, uma das tempestades que atingem Júpiter. E esta tempestade tem o mesmo diâmetro que a Terra".
Júpiter é 11 vezes maior que a Terra.

Astrônomo amador descobre que Júpiter sofreu um impacto do tamanho da Terra

Fonte: AFP
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir