Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 22-07-2009

Tragédia - Milhares de pessoas assistem a funeral de 8 combatentes - Centenas de libaneses simpátic
Milhares de pessoas assistem a funeral de 8 combatentes - Centenas de libaneses simpáticos ao Hizbollah participam de funeral simbólico em homenagem a oito militantes mortos em 2006 durante a guerra com Israel
Tragédia - Milhares de pessoas assistem a funeral de 8 combatentes  - Centenas de libaneses simpátic
Foto: AFP

Beirute, 18 jul (EFE).- Milhares de pessoas se reuniram hoje no sul de Beirute para dar o último adeus a oito combatentes do grupo xiita Hisbolá, que morreram em 2006 e cujos restos mortais foram devolvidos por Israel na quarta-feira, dentro de uma troca de prisioneiros e cadáveres.

Os restos mortais foram levados à huseiniya (mesquita xiita) do bairro de Rueis, no sul da capital, onde houve um funeral presidido pelo xeque Hachem Safieddine, primo do secretário-geral do Hisbolá, Hassan Nasrallah.

Os oito cadáveres foram levados ao templo em caixões cobertos com a bandeira amarela do grupo xiita, coroas de flores e com fotos dos combatentes mortos no conflito de meados de 2006 entre Israel e o Hisbolá.

Após a reza, os parentes dos mortos se aproximaram para beijar os caixões e tocá-los.

Depois, os ataúdes foram colocados nos ombros pelos combatentes do Hisbolá, enquanto os presentes, dezenas de milhares de pessoas, jogavam arroz.

"Morte a Israel, morte aos EUA", "Israel não poderá nunca nos vencer" e "EUA é o grande diabo" foram algumas das palavras de ordem dos presentes.

Os oito milicianos do Hisbolá serão enterrados entre hoje e amanhã em suas aldeias natais.

Em comunicado emitido hoje, o Hisbolá afirmou que o Governo israelense deverá libertar centenas de prisioneiros palestinos se quiser ter de volta Gilad Shalit, soldado israelense capturado em 2006 por facções palestinas na Faixa de Gaza.

Segundo o Hisbolá, o critério imposto na operação Radwan, como o grupo xiita denomina a troca realizada há dois dias se imporá na negociação entre Israel e o movimento islâmico palestino Hamas.

Há dois dias, Israel e o Hisbolá realizaram uma troca de mortos e prisioneiros, pelo qual o grupo xiita entregou os cadáveres dos soldados israelenses Ehud Goldwasser e Eldad Regev, em troca de cinco presos libaneses vivos, entre eles Samir Kuntar, e dos restos mortais de cerca de 200 combatentes.

Milhares de pessoas assistem a funeral de 8 combatentes do Hisbolá em Beirute - Milhares de pessoas assistem a funeral de 8 combatentes - Centenas de libaneses simpáticos ao Hizbollah participam de funeral simbólico em homenagem a oito militantes mortos em 2006 durante a guerra com Israel de Hizbollah

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir