Categoria Economia  Noticia Atualizada em 23-07-2009

Economia - Após abertura em alta, Bovespa vira e opera com perdas - Ibovespa teve alta de 2,08%, e f
Após abertura em alta, Bovespa vira e opera com perdas - Ibovespa teve alta de 2,08%, e fechou aos 53.154 pontos na véspera. Investidores avaliam balanços e discurso do presidente do BC dos EUA.
Economia - Após abertura em alta, Bovespa vira e opera com perdas - Ibovespa teve alta de 2,08%, e f
Foto: http://ideiacentral.files.wordpress.com

A virada de humor do mercado externo mantém a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) em território negativo. Após uma abertura com valorização, a bolsa paulista perdeu força ainda no final da manhã desta terça-feira (21).

Por volta das 15h50, o Ibovespa, principal índice da bolsa paulista, caía 0,07%, aos 53.116 pontos.

A tentativa de valorização esbarrou no espaço para realização de lucros, com os investidores tentados a colocar no bolso parte do aumento de 8,76% acumulado pelo Ibovespa em quatro pregões.

Os agentes também assimilaram as declarações do presidente do Federal Reserve (Fed), banco central americano, Ben Bernanke. Em depoimento no Congresso, ele disse que dispõe das ferramentas necessárias para reverter os programas extraordinários de apoio ao mercado e que espera inflação sob controle até 2011.

O chefe da autoridade monetária também notou que o ritmo de contração da economia parece estar perdendo força de forma significativa depois do forte recuo no final de 2008 e começo de 2009. Embora tenha ressaltado que as condições financeiras seguem pressionadas e que muitos consumidores e empresários encontram dificuldades para conseguir crédito, Bernanke notou que, nos últimos meses, houve algumas melhorias expressivas no mercado financeiro, como a redução de spreads.

Em Wall Street, onde o Dow Jones e o Nasdaq completaram seis pregões seguidos de ganhos, mas os mercados operam perto da estabilidade no início da tarde.

Balanços

A fabricante de máquinas pesadas e tratores Caterpillar reportou uma queda de 66% no lucro trimestral, mas revisou para cima a previsão de lucro para todo o ano de 2009.

A Continental Airlines também registrou resultado negativo e anunciou novas demissões.

Por outro lado, a Coca-Cola teve aumento de 43% em suas operações mundiais, com destaque para o alto consumo do produto na China e na Índia. A American Airlines reportou lucro de US$ 28 milhões. Ainda nesta terça-feira, os agentes recebem os números da Apple e Yahoo, do setor de tecnologia.

As bolsas de valores da Europa avançaram pela sétima sessão seguida nesta terça.

Na Ásia, Tóquio passou por ajuste de preço depois do final de semana prolongado e subiu 2,73%.

Na véspera, o índice Ibovespa teve alta de 2,08%, fechando o dia aos 53.154 pontos.

(Com informações da Reuters e do Valor OnLine)

Após abertura em alta, Bovespa vira e opera com perdas - Após abertura em alta, Bovespa vira e opera com perdas - Ibovespa teve alta de 2,08%, e fechou aos 53.154 pontos na véspera. Investidores avaliam balanços e discurso do presidente do BC dos EUA. de Ibovespa

Fonte: G1
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir