Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-07-2009

Lula critica “julgamento antecipado”
Assessores já demonstram preocupação com exposição presidencial na ajuda a Sarney
Lula critica “julgamento antecipado”
Foto: Agência Estado

Empenhado em manter o aliado político José Sarney (PMDB-AP) no comando do Senado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defendê-lo ontem. Lula comentou as gravações em que Sarney é flagrado tratando da contratação do namorado de uma neta – que foi efetivada por meio de ato secreto no Senado.

Depois de observar na posse do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que o Ministério Público Federal deve observar a biografia dos investigados ao apurar supostos crimes, na quarta-feira, Lula disse ontem que é preciso relativizar as suspeitas que recaem sobre o peemedebista.

– É preciso saber o tamanho do crime. Uma coisa é você matar, outra coisa é você roubar, outra coisa é você pedir emprego e outra é fazer lobby. Temos de fazer as investigações corretas – disse.

O presidente voltou a dizer que, muitas vezes, as pessoas são condenadas antes de se provar que cometeram crimes e que é preciso investigar antes de julgar.

– O que nós precisamos é não cometer o crime antecipado. Temos de ter a liberdade de denunciar, de investigar e estabelecer, ao final de tudo, um veredito. O que não se pode é vender tudo como se fosse um crime de pena de morte – disse Lula, em entrevista.

Sobre o possível afastamento de Sarney da presidência do Senado, Lula afirmou não concordar:

– Eu não posso entender que cada pessoa que tem uma denúncia tem de renunciar ao seu cargo antes de ser julgado, investigado.

A veemência de Lula na defesa de Sarney já preocupa aliados. O presidente está sendo aconselhado por assessores a adotar tom menos contundente. A avaliação no Planalto é de que Lula já fez o que tinha de fazer pelo aliado na temporada de recesso e não deve mais comentar cada denúncia para não jogar a crise política em seu colo nas férias parlamentares.

Na tarde de ontem, o presidente recebeu em São Paulo o ator mirim Felipe Falanga. O menino faz parte do elenco da cinebiografia de Lula, intitulada Lula, o filho do Brasil, e interpreta o próprio presidente no filme.

Lula critica "julgamento antecipado"

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir