Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-07-2009

Ministro do Meio Ambiente inspeciona lixo no Porto de Santos
Carlos Minc disse que Inglaterra errou ao n�o fiscalizar carga na sa�da. Lixo que est� no litoral paulista voltar� ao pa�s de origem em dez dias.
Ministro do Meio Ambiente inspeciona lixo no Porto de Santos
Foto: http://dn.sapo.pt/

O lixo enviado ilegalmente ao Brasil e que est� no Porto de Santos deve come�ar a fazer o caminho de volta para a Inglaterra em dez dias. J� o lixo que est� nos portos do sul do pa�s ir� a partir da semana que vem. A informa��o foi dada pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que esteve na margem esquerda do porto na tarde desta quinta-feira (23).

A primeira parada do ministro no Porto de Santos foi no terminal de cont�ineres da Santos Brasil, onde est� parte dos res�duos vindos da Inglaterra, desde o fim do ano passado. Carlos Minc fez quest�o de p�r a m�o no lixo, e a cada material encontrado, um desabafo de indigna��o: "Isso � cabelo!", disse.

Segundo o ministro, at� agora, j� foram aplicadas multas que chegam a R$ 2,5 milh�es, mas a puni��o n�o deve se restringir �s empresas respons�veis pela remessa ilegal de lixo. Em reuni�o nesta quarta-feira (22), em Bras�lia, o ministro conseguiu apoio do Itamaraty para responsabilizar a Inglaterra.

"O Itamaraty deu ordem ao nosso escrit�rio de acionar a Inglaterra, com base no artigo 9 da Conven��o da Basil�ia. Independentemente de punir as empresas, de levar o lixo de volta, eles erraram em n�o fiscalizar uma carga que saiu de l�", afirmou o ministro.

Na manh� desta quinta, tr�s homens foram presos em Swindon, na Inglaterra, acusados de envolvimento na remessa ilegal de lixo para o Brasil. Eles s� tiveram as idades reveladas: 49, 28 e 24 anos.

De acordo com as leis inglesas, a pena para o crime de transporte ilegal de lixo pode chegar a dois anos de cadeia, e o valor da multa � indefinido. As pris�es foram resultado de uma a��o da ag�ncia de meio ambiente brit�nica, que contou com o apoio da pol�cia inglesa.

Ministro do Meio Ambiente inspeciona lixo no Porto de Santos

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir