Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-07-2009

Ações Com Metodologias Participativas em Santo Amaro – Itapemirim - ES
Aconteceu no dia 20 de julho ás 19 horas uma reunião na ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO DE...
Ações Com Metodologias Participativas em Santo Amaro – Itapemirim - ES
Foto: Incaper - Itapemirim

Aconteceu no dia 20 de julho ás 19 horas uma reunião na ASSOCIAÇíO DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO DE SANTO AMARO, comunidade rural do Município de Itapemirim – ES.

As atividades junto às famílias de agricultores familiares, desenvolvendo as atividades com base em Metodologias Participativas foram coordenadas pela economista doméstica ERCILIA BUENO BASSANI do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper Itapemirim e pela Secretaria de Pesca na pessoa de Rúbia Rufino Salles.

A comunidade de Santo Amaro vem desenvolvendo atividades desde 2008, através da Assistência técnica e extensão rural – que é um serviço de educação não formal, de caráter continuado, que assessora processos de gestão, produção e beneficiamento das atividades agrícolas e não agrícolas, pecuárias, agroflorestais, agroextrativistas e florestais;através do Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – PNATER - Ministério do Desenvolvimento Agrário.

As famílias de agricultores familiares da comunidade, diz Ercilia passam, a saber, como vivem, o que produzem, debatem sobre as suas condições de vida e especificamente neste dia, do que produzem, como produzem, o que aproveitam, o que perde e o que comercializam, utilizando ferramentas com base em metodologia participativa - enfoque multidisciplinar e interdisciplinar que busca a construção da cidadania e a democratização do Estado.

A Associação está fazendo um estudo de suas potencialidades e necessidades e definindo sua participação no PROGRAMA DE AQUISIÇíO DE ALIMENTOS do Governo Federal, desde a reunião realizada na Sede do município dia 3 de julho pela CONAB – com palestra do superintendente Bricio Alves Santos Junior.

Nesta oportunidade foi ressaltada a importância da participação do Incaper como mediador social junto a Associação e dos demais parceiros, Prefeitura Municipal de Itapemirim, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, que tem hoje como secretario Ary Roberto Moreira, a Secretaria Municipal de Pesca com Jose Mauro Sales da Penha e da Secretaria de Desenvolvimento Social – secretária Alessandra Alves Cassolli; Núcleo de Educação do Consumidor - NAC – Sidauro Bourguinhon ,Conab dentre outros.

A associação conta hoje com 70 famílias associadas e a comunidade de Bom Será com 120 famílias.

Foi ressaltada sobre a importância de a associação entender qual é o projeto de vida das pessoas partindo assim para uma tomada de decisão, a um planejamento das atividades em busca da qualidade de vida, geração de renda e agregação de valor na produção agrícola e não agrícola.

Na oportunidade a extensionista Ercilia explicou sobre o projeto da Prefeitura Municipal e NAC no fornecimento do talão de produtor gratuito e sobre o andamento da regulamentação do Selo de Inspeção Municipal de Itapemirim – SIM.

Enfatiza Ercilia que nessa caminhada o INCAPER e seus parceiros participam da construção de um futuro que busca a qualidade de vida dos agricultores e agricultoras familiares no Município de Itapemirim, numa perspectiva de comprometimento com do desenvolvimento rural sustentável.

A próxima reunião acontecerá sábado, dia 25, às 19 h na comunidade de FAZENDA VELHA.

ERCILIA BUENO BASSANI
Incaper - Itapemirim

    Fonte: Incaper - Itapemirim
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir