Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 27-07-2009

SAAE É TEMA DE DEBATE NO CONSELHO DE MEIO AMBIENTE DE MARATAÍZES
Marataízes emancipou-se de Itapemirim há mais de uma década, entretanto ainda hoje...
SAAE É TEMA DE DEBATE NO CONSELHO DE MEIO AMBIENTE DE MARATAÍZES

Marataízes emancipou-se de Itapemirim há mais de uma década, entretanto ainda hoje, é facilmente perceptível verificar que a cidade permanece umbilicalmente ligada a Itapemirim por vários e intricados laços.

Um desses intricados laços umbilicais é o que se dá através do SAAE, uma autarquia de Itapemirim administrada sobre as rédeas dos interesses políticos do município de Itapemirim.

Apesar dessa equação político-administrativa, comercialmente falando o SAAE tem em Marataízes seu melhor e maior cliente. Maior pelo fato de que cerca de 60% do faturamento da autarquia é oriunda das tarifas pagas pelos Maratimbas e melhor porque o que a empresa investe em Marataízes é inversamente proporcional ao que fatura por aqui, ou seja, recebe muito e investe relativamente pouco ao que fatura na cidade.

Além dessa equação desproporcional para o município de Marataízes, este politicamente acaba por ficar refém de um planejamento, em última instância, que tem que ser referendado pelo município vizinho, isto uma vez que a autarquia é, como já disse, órgão da Administração indireta de Itapemirim, por isso mesmo subordinada a prefeitura de Itapemirim.

Nesse sentido, com o pensamento voltado nas necessidades de investimento em redes de água, despoluição e recuperação de lagos e lagoas, implantação de sistemas de coleta de esgoto na zona rural do município, entre outros, é que despertou nos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Marataízes, já em sua primeira reunião de 2009, a necessidade de colocar o tema SAAE na pauta dos debates que ocorrerão ao longo do ano.

Tal debate na verdade não é novo, ele vem se renovando regularmente com o passar dos anos desde que na gestão do falecido prefeito Junior se cogitou pela primeira vez a possibilidade em se privatizar o SAAE. Em seguida, já na atual gestão de Itapemirim, o assunto veio novamente à tona, dessa vez pela intenção deste governo em emprestar gratuitamente a autarquia por 10 anos. Do lado de Marataízes, já nos primeiros dias de mandato, o atual prefeito, Dr. Jander, se insurgiu no resgate do debate sobre as regras que norteiam o sistema de abastecimento de água e esgoto de Marataízes, de modo que como se pode ver, o tema além de controverso é atual e o desenvolvimento pleno de Marataízes passa firmemente por essa discussão, que por sua vez quanto mais tempo demorar para acontecer, mais tempo levará para que Marataízes possa efetivamente caminhar por suas próprias vontades.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir