Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 27-07-2009

O FIM DA REELEIÇíO
Há umas 30 propostas de emenda constitucional tramitando na Câmara com o objetivo de acabar com a reeleição
O FIM DA REELEIÇíO

Manoel Manhães [email protected]

Há umas 30 propostas de emenda constitucional tramitando na Câmara com o objetivo de acabar com a reeleição. A que mais avançou é a do deputado Jutahy Junior, do PSDB da Bahia, aliado de primeira hora do governador José Serra, derrotado pelo presidente Lula em 2002 e novamente pré-candidato ao Planalto. O PSDB tem outro pré-candidato, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves. O fim da reeleição facilitaria um acordo entre ambos. Caso a reeleição acabe, o candidato tucano de 2010 (Serra o mais velho) cederá a vaga ao preterido (Aécio, o mais novo) na sucessão presidencial seguinte, em 2014. Ou em 2015, caso os mandatos no Executivo passem a ser de cinco anos, como propõe o deputado Jutahy.

Do lado do governo, o cálculo é semelhante. A coligação lulista de 11 partidos precisa manter-se o mais coesa possível para enfrentar a oposição. Por enquanto, Serra lidera as pesquisas de intenção de voto sobre Dilma do PT. A briga está para conquistar e manter o apoio da poderosa estrutura do PMDB. Uma acomodação de interesses do condomínio governista já começou em torno de compromissos futuros em torno da Dilma. Lula prefere ter um senado e uma câmara favoráveis do que governadores, daí sua predileção pelos acordos mais esdrúxulos possíveis desde que favoreça seu projeto pessoal, o apoio velado à decisão de Coser do PT apoiar Ricardo Ferraço do PMDB pro governo do ES é um sinal disso.

O fim da reeleição preserva Lula para uma viagem de retorno em 2014 (ou 2015), quando ele estará na casa dos 70 anos. Na medida em que amadurece na Presidência, Lula alimenta o culto de Getúlio Vargas, naquele período em que o ex-ditador, apeado do poder, mas com um aliado, Eurico Dutra, na Presidência, descansava em São Borja aguardando o chamado para voltar "nos braços do povo". Para virar realidade, o "projeto Getúlio" de Lula tem de passar pela eleição do sucessor, seja do PT ou não, e pelo fim da reeleição.

Visto de forma simplificada o fim da reeleição é algo que une Lula, Serra e Aécio. Me parece, então, favas contadas.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir