Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 27-07-2009

Massa está se comunicando através de movimentos
Massa já consegue se expressar por meio gestos
Massa está se comunicando através de movimentos
Foto: AFP

BUDAPESTE, Hungria — O piloto Felipe Massa está acordando e consegue se comunicar através de movimentos, informou nesta segunda-feira o porta-voz do ministério da Defesa falando à tv húngara M1.

"Massa permanece mais tempo desperto e é capaz de comunicação ativa, dando respostas através do movimento das pernas e das mãos. Isso é certamente um bom sinal", afirmou Istvan Bocskai.

O porta-voz revelou que uma ultra-sonografia realizada para saber se o piloto acumulou água em seus instestinos deu resultado negativo.

Massa foi submetido a outro exame nesta segunda e um boletim médico será emitido mais tarde, afirmou o porta-voz do ministro Andrea Nagy.

O piloto de 28 anos, após o forte acidente no treino classificatório para o GP da Hungria de Fórmula 1, passou toda a madrugada de domingo em coma induzido.

Bocskai disse ainda que uma recuperação lenta começa a ser notada, embora "essa não seja ainda a fase que isso possa ser estabelecido como uma certeza".

No domingo, Massa foi submetido a uma tomografia computadorizada para determinar se houve algum dano cerebral.

"Os médicos ainda não observaram qualquer sinal da tomografia que confirme um dano, mas ainda é cedo para dizer alguma coisa".

Operado no sábado de uma fratura de crânio, Massa foi submetido a uma "ecotomografia para ver como estava o ferimento e obter informações sobre sua reabsorção. O resultado é tranquilizante", destacou o médico-chefe, Peter Bazso neste domingo.

"Nós o despertamos de quando em vez para ver em que condições está e deixá-lo ver sua família. Agora, está de novo sob sedativos, o mesmo acontecerá nas próximas 48 horas, o que, a nosso ver, é o comportamento mais seguro depois de um tal tipo de cirurgia, para melhorar a reabsorção do ferimento" prosseguiu o médico.

Segundo Bazso, não foi constatada qualquer nova lesão neurológica.

Massa está se comunicando através de movimentos


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir