Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 28-07-2009

2010 JÁ COMEÇOU
É interessante observar o jogo político, principalmente quando analisamos os lances dos...
2010 JÁ COMEÇOU

É interessante observar o jogo político, principalmente quando analisamos os lances dos políticos de sucesso, e um fato é certo, eles começam a campanha com pelo menos um ano de antecedência.

Vou citar alguns exemplos: Paulo Hartung começou sua campanha para Governador em 2000, com dois anos de antecedência, Renato Casagrande iniciou sua campanha para o Senado no inicio de 2005 e as eleições foi em outubro de 2006, Ferraço começou sua campanha para Deputado Estadual logo após as eleições municipais de 2004 e Jander começou sua caminhada logo após o termino das eleições de 2006. E o que estes políticos têm em comum? Todos foram vitoriosos nos pleitos seguintes que disputaram.

A maioria dos políticos não gosta de anunciar candidaturas, principalmente para a mídia, mas nos bastidores começam a fazer os acordos com lideres bem antes de a campanha começar para valer.

Prova disso é a correria dos candidatos a Deputado Estadual para firmarem acordos com os lideres políticos de Marataízes, e olha que estamos a quatorze meses da eleição.

A pressa em fechar acordos com tanta antecedência se justifica pelo fato de que o numero de candidatos a Deputado Estadual ser muito elevado, para um numero reduzido de vagas, somente trintas Deputados estaduais.

Tudo leva a crer que a eleição para Deputado Estadual vai ser uma das mais difíceis que o Espírito Santo já assistiu, e os mais atentos já estão a todo vapor fechando acordos, visitando suas bases e rodando todo o Espírito Santo a procura de votos.

O próprio Governador Paulo Hartung demonstra com suas ações que a política começa bem antes do tempo determinado, articulando para eleger Ricardo Ferraço bem antes de a campanha começar, desidratando qualquer foco de oposição, a grande amostra de sua preocupação em acabar com o jogo antes de começar foi à exigência feita a João Coser para declarar logo seu apoio a Ricardo Ferraço, com isso ele matou vários coelhos com um simples assopro, tirou o PT da jogada, deixou Renato Casagrande sem chuteiras e por tabela furou a bola de Luis Paulo Velloso Lucas.

Os mestres do jogo político já definiram suas estratégias para 2010, os coadjuvantes estão esperando ano que vem chegar, e quando o ano que vem chegar, as raposas estarão traçando estratégias para a política de 2012.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Mário Moreira    |      Imprimir