Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 29-07-2009

Uma História de Vida Ligada ao Jongo
Seu nome é Geralda Bertolino. Tem 78 anos, é cidadã de Itapemirim.
Uma História de Vida Ligada ao Jongo
Foto: Secretaria Municipal de Comunicação Social PMI

Seu nome é Geralda Bertolino. Tem 78 anos, é cidadã de Itapemirim.
"Amo minha terra, nasci e formei família aqui. Minhas raízes estão neste chão", informa a simpática descendente de Afro - Negros que, tem nas veias, a história de seus antepassados e a demonstra através do jongo.

Tanto amor rendeu à moradora do bairro Arraial o prêmio "Mestre Armojo do Folclore Capixaba 2009" concedido pelo Governo do Estado aos mestres que fazem a cultura popular do Espírito Santo. O mesmo tem por objetivo premiar a atuação dos mestres, que por meio da arte, resgata nossa cultura, bem como fortalece e divulga os saberes e fazeres, reconhecendo e valorizando importante parcela da população ao conceder este título.

A receber a notícia, a mulher de gestos simples, mas profundamente simbólicos demorou a crer em sua importância para o contexto histórico - cultural de Itapemirim e do Espírito Santo.

Verdade assimilada, ficou agendado que a cidadã Itapemirinense irá ao Palácio Anchieta,na capital do estado no próximo dia 22 de agosto no Palácio Anchieta para receber o prêmio.
"Vou com todo prazer representar Itapemirim e meu povo. Asseguro que vou, culturalmente, vou cantar e balançar a saia na frente da Prefeita Municipal Norma Ayub Alves e do Governador Paulo Hartung para agradecer o prêmio, finalizou a mestre, após soltar uma gostosa gargalhada.

    Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social de Itapemirim
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir