Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-07-2009

Itapemirim Comemora os 19 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
Em Itapemirim a data foi marcada com uma passeata que levou para as ruas adultos e crianças
Itapemirim Comemora  os 19 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
Foto: Secretaria Municipal de Comunicação Social PMI

ITAPEMIRIM COMEMORA OS 19 ANOS DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE COM PASSEATA E GRITO DE ORDEM.

No mês de julho se comemora o aniversário de 19 anos de promulgação do "Estatuto da Criança e do Adolescente" que dispõe sobre a proteção integral à criança e adolescente.

Em Itapemirim a data foi marcada com uma passeata que levou para as ruas adultos e crianças. Com cartazes e faixas todos lembraram a importância da participação da sociedade no combate aos crimes praticados contra as crianças e adolescentes.

"Infelizmente inúmeros destes direitos tem sido violados, não somente por omissão do estado, mas também da comunidade e dos próprios responsáveis", informou a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Social Alessandra Cassoli.

Participaram da passeata que percorreu as principais ruas de Itapemirim a Promotora Jéssica da Luz, representantes do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Secretária Municipal de Educação Simone Beiriz e a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social Alessandra Cassoli.

Alunos das escolas Narciso Araújo, da Pestalozzi e do PETI-Programa de Erradicação do Trabalho Infantil percorreram as ruas com muita alegria, deixando no ar o grito de insatisfação com os crimes praticados contra as crianças e adolescentes tais como o abuso sexual, a violência física e emocional.

"Omissão é crime, não se calem, liguem 100 e denunciem, protejam as crianças e adolescentes", gritavam todos.

A Prefeita Municipal Norma Ayub Alves deixou mensagem de apoio para os participantes mencionando sua preocupação em contribuir no combate aos crimes praticados contra a criança e adolescente.

Para assegurar tranqüilidade durante o percurso da passeata, a polícia militar deu apoio com um veículo e dois policiais.

SAIBA MAIS

De acordo com dados do UNICEF, 49% dos crimes praticados contra a criança e o adolescente acontecem dentro de quatro paredes, ou seja, em casa. A faixa etária das vítimas é de 2 e 5 anos.

Em 80% dos casos registrados o abusador é conhecido da criança, alguém de quem ela gosta ou confie.

Para denunciar os crimes o telefone disponível é o "100" e funciona de 8 às 22 horas. O denunciante terá sua identidade mantida em sigilo.

    Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social de Itapemirim
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir