Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 03-08-2009

JULHO DESPEDAÇADO...
Estou agora me preparando para mais uma excursão do meu projeto...
JULHO DESPEDAÇADO...

Estou agora me preparando para mais uma excursão do meu projeto "Conhecendo o Espírito Santo", na madrugada os espíritos descansam, os ruídos são amenos e a atmosfera é de um total silêncio. Vou a Festa do Morango, em Pedra Azul. Já fui a tantas outras nas montanhas capixabas. Maravilhosas. Veio-me à mente ainda recente a atração de julho em Marataízes: O Caipirão. A mesma forma de antes, música, barraquinhas e o povo lá em baixo olhando para cima. As mesmas bebedeiras e brigas, e acabaram as férias de julho. Para um município que pretende e trêmula a bandeira do turismo é desanimador.

Não quero aqui fazer uma tese para alavancar as nossas potencialidades, e nem entrar no consenso comum da crise financeira que atrapalha trazer mais conjuntos para essas paradas.

Fadados estamos nesse turismo predatório de trios e atrações. Rotas, mar, lagoas, falésias e belezas naturais levam tempo e conhecimento da história e geografia local. Sinto-me desanimado com essa mesmice: trio, trio, e mais trio com aquela banda e aquela cantora que fala o nome do prefeito e secretários em seu "baianês".

Pobre Marataízes, se não fossem os funcionários públicos, juntamente com o comércio seria mais uma esmolando para não cair na vala do "pires nas mãos". Turismo não gera emprego fora do verão, indústria não vem, pois não se tem um plano industrial, pesca em decadência e agricultura arcaica. Fora julho, tivemos vários feriados e nada de atrativos para os nossos visitantes.

Agora ansiosos aguardamos o longínquo outubro para a festa da emancipação com aquelas atrações, cheiro de urina insuportável e barraquinhas paraguaias e logo depois vem dezembro, janeiro e fevereiro. Bom, convenhamos...

    Fonte: O Autor
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir