Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 03-08-2009

O REI E O ANEL
Era uma vez um rei que disse aos s�bios da corte:
O REI E O ANEL

_ Estou fabricando um precioso anel. Adquiri um dos melhores diamantes poss�veis. Quero esconder dentro do anel uma mensagem que possa me ajudar em momentos de desespero total e que ajude meus herdeiros e os herdeiros de meus herdeiros para sempre. Tem que ser uma mensagem pequena, que caiba debaixo do diamante do anel.

Todos que escutaram eram s�bios, eruditos, que poderiam escrever grandes tratados, mas, uma mensagem com n�o mais de duas ou tr�s palavras que pudessem ajudar em momentos dif�ceis�

Eles pensaram, procuraram em livros, mas n�o puderam achar nada.

O rei tinha um velho criado que tamb�m tinha sido criado de seu pai. A m�e do rei morreu cedo e este criado havia cuidado dele, ent�o era tratado como se fosse da fam�lia. O rei sentia um imenso respeito pelo velho homem, de forma que tamb�m o consultou. E este lhe falou:

_ N�o sou s�bio, nem erudito, nem um acad�mico, mas conhe�o uma mensagem. Durante minha vida no pal�cio, conheci todos os tipos de pessoas e, em uma ocasi�o, conheci um m�stico.

Era convidado de seu pai e estava a seu servi�o. Quando, com gesto de agradecimento deu-me esta mensagem, o velho homem escreveu em um pequeno papel, dobrou e entregou ao rei.

_ "Mas n�o leia." - disse ele - "Mantenha-o escondido no anel, somente abra quando n�o tiver outra sa�da".

Esse momento n�o tardou a chegar. O seu Reino foi invadido e o rei perdeu a batalha.

Estava escapando em seu cavalo e seus inimigos o perseguiam. Estava s�, e seus perseguidores eram muitos. Chegou em um lugar onde o caminho havia acabado, totalmente sem sa�da. Na frente havia um precip�cio com um vale profundo, cair seria o fim. N�o podia voltar, porque o inimigo havia fechado o caminho. J� se podia ouvir o barulho dos cavalos. N�o podia continuar e n�o havia outro caminho.

De repente lembrou-se do anel. Abriu-o, tirou o papel e l� encontrou a mensagem pequena, tremendamente valiosa, que, simplesmente, dizia:
"Isto tamb�m passar�".

Enquanto lia a mensagem, sentia que ca�a sobre ele um sil�ncio. Os inimigos que o perseguiam deveriam ter se perdido na floresta ou se enganado de caminho. O certo � que pouco a pouco deixou de escutar os cavalos.

O rei sentia-se profundamente grato ao criado e ao m�stico desconhecido. Aquelas palavras eram milagrosas. Dobrou o papel, p�s novamente no anel, juntou seus ex�rcitos e reconquistou o Reino.

No dia em que entrou novamente vitorioso no pal�cio, tinha uma grande celebra��o, com m�sicas, dan�as� e ele sentia muito orgulho de si mesmo.

O velho criado estava ao seu lado na carruagem e falou:

_ Este momento tamb�m � adequado, olhe novamente para a mensagem.

_ Por qu�? Agora eu sou vitorioso, as pessoas celebram minha volta, eu n�o estou desesperado, n�o estou em uma situa��o sem sa�da.

_ Escute-me - disse o velho criado - "Esta mensagem n�o � s� para situa��es desesperadoras, mas tamb�m prazerosas. N�o � s� para quando estiver derrotado, mas para quando estiver vitorioso. N�o s� para quando for o �ltimo, mas para quando for o primeiro".

O rei abriu o anel e leu a mensagem:

"Isto tamb�m passar�".

Novamente sentia a mesma coisa, o mesmo sil�ncio em meio a multid�o que celebrava e dan�ava, mas o orgulho e o ego haviam desaparecido. O rei p�de compreender a mensagem.
Tinha sido iluminado.

Ent�o o velho homem falou:

_ Recorda-se de tudo o que voc� passou? Nenhuma coisa ou emo��o � permanente. Como o dia e a noite, h� momentos de felicidades e momentos de tristezas. Aceite-os como parte natural das coisas, porque eles fazem parte da natureza de sua vida.

Escrito por Malba Tahan
Adaptado por Ramon Barros.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Ramon Barros    |      Imprimir