Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 04-08-2009

UNIDADE NA DIVERSIDADE
Em qualquer organiza��o encontramos uma diversidade imensa de pessoas que com seus valores e hist�rias...
UNIDADE NA DIVERSIDADE

Em qualquer organiza��o encontramos uma diversidade imensa de pessoas que com seus valores e hist�rias se distinguem, pessoas diferentes, mas, que trabalham para alcan�ar um mesmo objetivo. Para muitos, essas diferen�as s�o negativas, considerando que s�o esses os motivos pelos quais surgem desaven�as, desentendimentos e divis�o dentro das equipes.

Penso n�o ser assim que acontece, pelo contr�rio, essas diferen�as s�o indispens�veis para dar aquele toque especial � conjuntura da equipe. As diferen�as existentes entre n�s � que fazem as rela��es humanas serem t�o interessantes.

Para exemplificar, podemos fazer uma analogia entre uma equipe e o corpo humano. Assim como uma equipe, nosso corpo � formado por membros diversos, mas que se unem para o funcionamento perfeito do conjunto.

"O corpo n�o � feito de um s� membro, mas de muitos. Se o p� disser: "Porque n�o sou m�o, n�o perten�o ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo. E se o ouvido disser: "Porque n�o sou olho, n�o perten�o ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audi��o? Se todo corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Se todos fossem um s� membro, onde estaria o corpo? Assim, h� muitos membros, mas um s� corpo. O olho n�o pode dizer � m�o: "N�o preciso de voc�!". Nem a cabe�a pode dizer aos p�s: "N�o preciso de voc�s!". Ao contr�rio, os membros do corpo que parecem mais fracos s�o indispens�veis" (B�blia do Executivo: I Cor�ntios 12: 14-21).

Muito interessantes esta analogia n�o � mesmo? Ela nos permite tirar v�rias li��es sobre o relacionamento sadio que deve existir dentro de uma equipe, percebendo que cada indiv�duo � de extrema import�ncia para o desenvolvimento do grupo, independente de seu cargo ou posi��o hier�rquica.

Tenho visto que uma das grandes dificuldades dos gestores de pessoas hoje � alcan�ar esta unidade na diversidade, por isso nas pr�ximas semanas continuarei a abordar esse assunto, pontuado algumas li��es importantes que podemos tirar dessa analogia. Continue acompanhando.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Pablo Nascimento Beloni    |      Imprimir