Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 04-08-2009

SER PAI
O que é ser Pai? Opção? Obrigação? Prova de masculinidade? Não, nada disso
SER PAI

O que é ser Pai? Opção? Obrigação? Prova de masculinidade? Não, nada disso. Deus, nosso Pai espiritual, a partir do momento em que Ele nos adota e tendo como intermediário Jesus Cristo, passamos a ser filhos de Deus por adoção e quanto privilégio há nisto e nessa atitude Deus mostra o seu imenso amor por todos nós.

Então, agindo dessa forma, a extensão do amor de Deus atinge os homens, e Ele, assim institui o Pai biológico, o Pai material ou físico e o Pai circunstancial, aquele que não sendo capaz de gerar biologicamente um novo ser, vai gerá-lo social, afetiva e moralmente.

Não importa que tipo de pai é o homem designado ou predestinado a tal mister. O mais importante de tudo isto é que o Pai deve ser Pai no sentido exato da palavra: o pater, o paterno, a paternidade. Aquele ser de moral ilibada, homem probo e que traga consigo, sem reservas, o dom da paternidade. Dom este nem sempre presente na vida de todos os homens.

O dom da Paternidade manifesta-se na vida do homem no momento em que ele imagina uma família para si, tem a capacidade de amá-la em todas as circunstâncias, de desejar a continuidade dela, de ver pessoas passando pelos diversos estágios da vida e de se perceber nelas crescimentos diversos, contribuindo para formar mais um cidadão, que futuramente, de acordo com os ensinamentos, educação e formação recebidos pelo seu pai, certamente, também vai transmiti-los a outra geração.

Ser Pai não é apenas prover os bens materiais para a manutenção da família, vai muito além disso tudo. Ser Pai implica passar para os filhos, valores a partir de seus exemplos.

Ser Pai é educar, sem confundir os filhos e, depois, deseducá-los. É ser firme, tenaz.

Ser Pai é ter o dom da responsabilidade em todos os sentidos. É orientar os filhos, buscando sabedoria em Deus e depois repassá-la a eles, porque eles "são herança do Senhor".

Ser Pai não é querer se igualar aos filhos, mesmo que tenha "queimado" etapas de sua vida, não é querer falar a língua dos filhos, nem achar que eles devem apresentar atitudes e comportamentos perfeitos.

Ser Pai é admitir seus erros, tentar consertá-los, ensinar aos filhos a importância do perdão. Dar amor, sem máscaras, sem trocas, sem barganhas. Ser transparente e justo.

Enfim, ser Pai não é opção, obrigação, nem prova de nada. Ser Pai é, simplesmente, ter amor, assim como Deus nos deu o exemplo maior, que nós"ainda que sejamos maus", somos amados por Ele. Ser Pai é poder ser a pele, que toca o filho, que o conforta, consola-o, alegra-o, torna-o feliz, seguro e equilibrado e que, aos poucos, será transformado no novo ser que também amará a humanidade.

Mediante estes fatores, só me resta dizer: Parabéns, Papai! Feliz Dia dos Pais!
Luiz Antônio Damasceno - 03/08/2009

    Fonte: O Autor
 
Por:  Luiz Antônio Damasceno    |      Imprimir