Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 06-08-2009

IMPOSSIVEL GOVERNAR SEM O APOIO DO PMDB
O presidente da republica Luiz In�cio Lula da Silva alcan�ou...
IMPOSSIVEL GOVERNAR SEM O APOIO DO PMDB

O presidente da republica Luiz In�cio Lula da Silva alcan�ou o cargo mais elevado da pol�tica brasileira em seu primeiro mandato sem o apoio do PMDB, mas logo descobriu que n�o poderia governar sem o apoio do maior partido do Brasil, partido que tem forte apelo regional, mantendo feudos em varias regi�es do pa�s, o PMDB se tornou um partido sem uma refer�ncia nacional, mas com um conjunto de caciques regionais que faz do partido o fiel da balan�a em qualquer elei��o.

Sabemos que todo partido almeja o cargo de soberania total do pa�s, mas n�o � o caso do PMDB, que participou de forma unilateral em todos os governos ap�s a redemocratiza��o do Brasil. N�o faz parte do jogo pol�tico do PMDB lan�ar nomes para a disputa presidencial, pois necessariamente o presidente que for eleito ter� que chamar o PMDB para conversar e esta conversa est� relacionada � fatia do bolo que o partido ir� exigir, sabemos que este partido tem uma fome insaci�vel por cargos estatais, principalmente pelos Minist�rios que tenha os maiores or�amentos, hoje o PMDB administra um or�amento de 240 bilh�es de reais, ou seja, o governo Lula depois do esc�ndalo do mensal�o ficou ref�m do PMDB.

Analisando a atual crise que vive o Senado podemos ver o poderio que exerce o PMDB, que domina toda estrutura pol�tica do Congresso Nacional, a ponto de um dos seus maiores caciques, Jos� Sarney, ainda permanecer no cargo de presidente do Senado, mesmo depois de varias denuncias de corrup��o que envolve seu nome.

O partido que j� foi s�mbolo da resist�ncia democr�tica, era liderado pelo baluarte Ulisses Guimar�es, que lutou contra o regime militar pela democracia, o PMDB vem perdendo sua ideologia pol�tica desde a chegada de Sarney ao poder, aderindo a um tipo de negocia��o que busca em suas a��es pol�ticas, troca de favores, favorecimentos, nepotismo e outros benef�cios a interesses individuais. Sem ele n�o se governa, com ele abre-se a porteira para a corrup��o e o clientelismo.

Fonte: O Autor
 
Por:  Maycon de Souza    |      Imprimir