Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 06-08-2009

MARKETING DE RELACIONAMENTO
Marketing de relacionamento � quando voc� entende o seu cliente e...
MARKETING DE RELACIONAMENTO

Marketing de relacionamento � quando voc� entende o seu cliente e, dessa forma, consegue atend�-lo melhor. Vamos, ent�o, nos lembrar dessas duas palavras: entender e atender.

Para entender, voc� tem que saber comunicar, tanto para transmitir corretamente a mensagem que voc� deseja, quanto para conseguir conhecer as necessidades e o desejo do seu cliente, recebendo a mensagem dele. A comunica��o � uma ferramenta indispens�vel para voc� "estar no jogo" do mercado. Domine-a bem e aprofunde-se nela se o seu objetivo for "ganhar o jogo" e destacar-se dos seus concorrentes.

Comunicar n�o � dar o seu recado de qualquer jeito, mas sim fazer com que seu recado seja compreendido. Comunica��o a gente aprende na pr�tica, na escola da vida, no nosso relacionamento com as pessoas, entendendo e se fazendo entender.

Uma vez entreguei um relat�rio para um chefe, que me chamou, apontou para um gr�fico e perguntou:

"- o que � isso?"

Eu, orgulhosa por dominar o conte�do, enchi o peito e expliquei pra ele.
"- e isso?"

Expliquei tamb�m. Depois de mais dois ou tr�s "e isso?" ele me olhou e perguntou secamente: "- e voc�, vai junto, grampeada no papel?"

Nessa hora cai a ficha. N�o adianta voc� entender e suas id�ias ficarem na sua cabe�a. Comunicar � tirar da sua cabe�a e passar para o outro de maneira clara, de maneira que o seu recado possa ser facilmente entendido por uma outra cabe�a.

Comunicar � trocar, interagir, precisa ter as duas partes. Eu te passo uma mensagem e voc� recebe. Os envolvidos precisam ter interesse nessa troca, e para isso � importante que exista um relacionamento entre ambos. O marketing de relacionamento � uma estrat�gia corporativa, que prega, como uma de suas diretrizes, o marketing integrado: o departamento de marketing tem que trabalhar junto com todas as �reas da empresa, e acompanhar, da maneira mais detalhada poss�vel, os processos, a produ��o, a presta��o de servi�os, a comercializa��o, o atendimento a clientes, a divulga��o, e todo o resto. Quanto mais eu conhe�o o meu neg�cio, mais eu posso melhorar a minha atua��o, porque eu vou ter mais argumentos e transmitir mais confian�a para o meu cliente. Ali�s, a confian�a � uma das coisas mais importante em qualquer relacionamento, porque ela instiga a atitude dos envolvidos. Se voc� confia, no n�vel cognitivo, voc� faz uma an�lise e avalia a minha empresa ou o meu produto, e isso j� � motivo da minha satisfa��o. No n�vel afetivo, voc� simplesmente desenvolve apre�o ou simpatia, o que significa que voc� abre a porta para que a minha marca entre na sua vida.

Se voc� confia na empresa, voc� se compromete, e esse comprometimento j� � a metade do caminho para aquilo que chamamos de fidelidade.

Fidelizar � um processo consistente de o cliente estar sempre percebendo mais valor no meu produto que nos produtos dos meus concorrentes, e eu espero que isso aconte�a de forma sustent�vel, com perenidade.

F�cil n�o �, por isso o marketing de relacionamento indica que o caminho para essa conquista vai de encontro � diferencia��o do meu produto atrav�s de um melhor relacionamento com o meu cliente. A oferta b�sica dos produtos, hoje em dia, � facilmente copiada. Se eu melhoro o meu produto, o meu concorrente tamb�m melhora. Eu tenho que conseguir me sobressair atrav�s de coisas dif�ceis de serem copiadas, e o mais dif�cil � copiar o meu relacionamento com algu�m, porque isso � �nico.

Quem consome o meu produto tem que entender que compartilha comigo benef�cios m�tuos. O meu atendimento tem que ser personalizado, ponderando a realidade do meu consumidor e as suas reais necessidades. Mais do que o meu produto, eu tenho que oferecer solu��es para a melhoria da vida do meu cliente, e isso vai ser percebido por ele como um valor "a mais" que eu ofere�o. Eu tenho que aproveitar o meu tempo com o cliente para aprender com ele, e fazer dessa aprendizagem um banco de dados importante para as minhas pr�ximas a��es.

Em suma, o marketing de relacionamento � uma estrat�gia empresarial com a qual voc� consegue construir uma vantagem competitiva sustent�vel, por meio da habilidade que voc� desenvolve em relacionar-se com o mercado. Atrav�s do marketing integrado, voc� entende profundamente do seu neg�cio, e atrav�s da sua disponibilidade junto ao seu cliente, voc� entende aquilo que � valor para ele, e pode atend�-lo da melhor maneira, oferecendo solu��es que v�o deix�-lo satisfeito e comprometido.

Fonte: O Autor
 
Por:  Isabella Marinuzzi    |      Imprimir