Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-08-2009

Feira Internacional do Mármore e Granito poderá ser adiada
A Feira Internacional de Mármore e Granitos de Cachoeiro de Itapemirim...
Feira Internacional do Mármore e Granito poderá ser adiada
Foto: Thiago Guimarães/Secom

A Feira Internacional de Mármore e Granitos de Cachoeiro de Itapemirim, o maior evento do setor de rochas ornamentais do país, tradicionalmente realizada na última semana do mês de agosto, poderá ser adiada.

A preocupação é com a gripe suína presente no Brasil. O evento concentra uma aglomeração de expositores e visitantes, a maioria são empresários estrangeiros, inclusive de países que possuem um alto índice da epidemia, como México, Argentina, Suiça, França, Itália, dentre outros e de vários estados brasileiros, que também já diagnosticaram a doença.

O evento, marcado entre os dias 23 a 28 de agosto, no Parque de Exposição de Cachoeiro de Itapemirim, é feito por uma empresa privada e poderá sofrer interferência do poder público, que inclusive apóia a realização da feira pois reconhece a importância econômica que ela representa para a cidade. Mas, nesse caso, o prefeito Carlos Castelione poderá pedir o adiamento, de forma preventiva, em defesa da saúde da população.

A medida poderá causar muitos prejuízos para o mercado do mármore e granito, conforme previsto por alguns exportadores, mas evitará danos futuros para a população de Cachoeiro e das cidades vizinhas, pois o município é uma referência em diversidade de comércios para os demais municípios.

A maior cidade da região Sul do Espírito Santo, Cachoeiro do Itapemirim é conhecida nacionalmente pelo seu parque industrial de beneficiamento de rochas ornamentais, o maior do Estado, e pioneiro nesse mercado em todo o país. Com cerca de 1.000 empresas atuando no setor, o segmento gera cerca de 10.000 postos de trabalho em todo o município.

Atualmente, o mercado de rochas no país movimenta cerca de 2,1 bilhões de dólares por ano, incluindo a comercialização no mercado interno e externo e as transações de máquinas, equipamentos, insumos e materiais de consumo e serviços.

O assunto está em debate entre autoridades e realizadores do evento, e deverá ser anunciado em breve. Segundo alguns empresários da cidade, favoráveis ao adiamento, a medida evitará uma imagem negativa da cidade, evitando que o seu nome entre para as tristes estatísticas sobre a doença.

Segundo a empresa organizadora do evento, a Milanez e Milaneze, afirma que até o presente momento não existe absolutamente nenhuma recomendação de adiamento da Feira Internacional do Mármore e Granito - Cachoeiro Stone Fair. Mas que algumas medidas preventivas serão intensificadas, tais como: orientação aos visitantes sobre a nova gripe, disponibilização de espaço para órgãos de saúde, álcool em gel para assepsia das mãos em pontos da Feira, entre outros.

    Fonte: Gleice Campos – Jornal “O Litoral”
 
Por:  Gleice Campos    |      Imprimir