Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 11-08-2009

Gripe A H1N1 Suspende VII CONFABANI de Itapemirim
A pandemia H1N1 faz Itapemirim cancelar o evento CONFABANI. Apesar da suspens�o do VII CONFABANI, as demais atra��es da 31� EXPOAGRO ser�o mantidas
Gripe A H1N1 Suspende VII CONFABANI de Itapemirim
Foto: Secretaria Municipal de Comunica��o Social PMI

Preocupados com a situa��o do quadro mundial da gripe H1N1 e diante da realiza��o do CONFABANI que atrai para Itapemirim aproximadamente 4 mil participantes componentes de aproximadamente 30 fanfarras e bandas de v�rias partes do pa�s que ficam alojados em escolas municipais e milhares de espectadores que ocupam as pousadas, ap�s participarem de uma Assembl�ia do Colegiado de Secret�rios Municipais - COSEMES/ES, a Secret�ria Municipal de Sa�de Fabiana Donato e o Assessor Ricardo Cordeiro retornaram para Itapemirim com uma preocupa��o em rela��o ao evento.

"N�o pretendemos criar p�nico, mas n�o podemos arcar com tamanho risco. Sabemos da import�ncia do CONFABANI no contexto cultural de Itapemirim, mas a sa�de p�blica � prioridade e a suspens�o do evento � uma possibilidade que necessita ser discutida", informou a Secret�ria que relatou o quadro da pandemia no Estado.

A informa��o transmitida no encontro � que a preocupa��o por parte dos �rg�os estaduais ligados � sa�de � grande e todo cuidado � pouco para evitar registros de casos da doen�a, inclusive de mortes.

Diante dos fatos e da solicita��o da import�ncia de se evitar aglomera��es, a Secret�ria de Sa�de, juntamente com os respons�veis pela realiza��o do CONFABANI Eli�rio Leal, Maria da Gra�a, Jos� Geraldo Mion, do Presidente da Comiss�o de Festa Mauro S� e da Prefeita Municipal Norma Ayub Alves exp�s sua preocupa��o quanto � realiza��o do CONFABANI.

Fabiana Donato destacou que � ciente do quanto � aguardada, pelos moradores da cidade e participantes das agremia��es, a realiza��o do evento, por�m, ressaltou sua preocupa��o sobre o risco de importar algum caso da gripe para o Munic�pio. Nossos Mun�cipes, principalmente gr�vidas e crian�as correriam grande perigo, destacou.

A Prefeita Norma Ayub Alves ouviu atentamente a alega��o da equipe da Secretaria Municipal de Sa�de e decretou que o evento fosse suspenso e reafirmou sua preocupa��o com a sa�de p�blica ao dizer que n�o seria respons�vel de sua parte incentivar a realiza��o do CONFABANI e colocar em risco a sa�de p�blica:" Sei o quanto � importante para Itapemirim ser palco de um evento de t�o grande porte, mas n�o vou arriscar a sa�de dos Mun�cipes, a suspens�o do CONFABANI � pertinente. O evento ser� realizado quando esta pandemia estiver sob controle. Em 2010, se Deus permitir, faremos um evento que ficar� na hist�ria do Munic�pio e do Brasil", finalizou.

Apesar da suspens�o do VII CONFABANI, as demais atra��es da 31� EXPOAGRO ser�o mantidas. No parque de exposi��es ser� montada uma tenda com material informativo sobre as formas de preven��o da doen�a e rpofissionais estar�o � postos para encaminhamento imediato de casos suspeitos para os hospitais de refer�ncia.

    Fonte: Secretaria Municipal de Comunica��o Social PMI
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir