Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 12-08-2009

“TEATRO É A ARTE DE DIZER O QUE DEVERIA SER VERDADE.”
Essa é a mais conhecida frase deste tão feliz poeta em poder estar compartilhando...
“TEATRO É A ARTE DE DIZER O QUE DEVERIA SER VERDADE.”
Foto: Hudson Giovanni

Essa é a mais conhecida frase deste tão feliz poeta em poder estar compartilhando um pouco de suas sensibilidades e pontos de vista com os tão caríssimos leitores on-line deste nosso Maratimba. Semanalmente, como servo assíduo da Arte, estaremos abordando temas de nosso dia a dia e comentando eventos socioculturais e políticos de nosso Estado, Região Sul e minha tão querida Região da Serra do Caparaó.

Mas como dizemos em teatro: "voltando ao texto", faremos uso continuamente desta nossa frase para servir-nos de guia pelos nossos periódicos encontros nesse espaço que também é seu, caro leitor.

A arte está mais presente em nosso cotidiano do que imaginamos.

Ao ensaiarmos a melhor forma de dizer a alguém o que sentimos; Ou tentando escrever um poema para conquista o coração de quem amamos; Quando juntamos roupas velhas e fazemos uma bela fantasia de carnaval; No carnaval principalmente, deixamos de ser nós mesmos para dar lugar a uma personagem, um folião de primeira; Advogados ao defender seus clientes, fazem uso do Teatro para melhor expressar e deixar clara sua defesa; Isso é teatro.

Não percebemos o quanto a Arte está em nós, em nosso comportamento. Na sala de aula. Um professor usa de técnicas teatrais todos os dias, e o que é mais artístico ainda, ele cria as mais próprias técnicas em suas aulas para ter sempre a atenção de seus alunos e desenvolver bem o seu texto. Quando estudamos matemáticas, geometria, a Arte está presente.

O Cubismo. Ao estudarmos para as provas de Letras/Português, temos que mergulhar no universo dos poetas e escritores. Estudando história e geografia humana, nos vemos no mundo das artes, em seus quadros. A maioria dos alunos ao abrir uma página de um livro de história, vêem primeiro as "figuras" que em sua maioria das vezes são os quadros de arte. Ela, a Arte, está conosco todos os dias. Vendo um belo jardim muito bem criado pelos arquitetos e paisagistas, lá está a Arte os inspirando.

A Arte, principalmente quando trabalha em conjunto com a Educação, tem o poder de mudar nossas vidas. São poderosas armas contra a desigualdade, podendo ser parceiras na luta contra a discriminação e fortalecendo a inclusão social.

Este é o papel de nós, artistas de teatro e poetas, estarem como guerreiros da Arte que somos defendendo seu ponto de vista e usando a Arte como arma contra a impunidade trazida pela desigualdade, e sendo porta voz da Arte junto a vocês, já tão queridos leitores.

E não será só através desta nossa Coluna que poderemos estar nos vendo. Juntamente com Bárbara Perez, poetiza e enfermeira de Marataízes, este feliz colunista é um dos idealizadores da futura "Confraria de Artes, Cultura e Letras do Município de Marataízes" (Academia de Letras), onde estaremos representando os novos poetas Capixabas e Artistas de Teatro.

E colocamos a disposição, deste meu já tão querido município, como Instrutor de Teatro que como tal, desenvolvemos trabalhos de inclusão sociocultural através das artes cênicas.

Esta Coluna esta à disposição de todos os leitores, podendo entrar em contato comigo através do endereço eletrônico [email protected] , ou de um de nossos blog’s:

www.palcodasilusoes.blogspot.com
www.hud-cursoteatro.blogspot.com

Até a próxima, e é uma honra estar e ter vocês como companhia caríssimos leitores.
Hudson Giovanni


    Fonte: O Autor
 
Por:  Hudson Giovanni    |      Imprimir