Categoria Economia  Noticia Atualizada em 13-08-2009

Portugal sai da recessão com leve aumento do PIB
Contra todas as previsões, Portugal registrou um leve crescimento de 0,3% do PIB
Portugal sai da recessão com leve aumento do PIB
Foto: AFP

LISBOA — Contra todas as previsões, Portugal registrou um leve crescimento de 0,3% do PIB (Produto Interno Bruto) no segundo trimestre de 2009, segundo dados publicados nesta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas português (INE).

Após três trimestres consecutivos de redução do PIB, os economistas haviam previsto uma nova contração da economia de entre 0,6 e 1%.

"Muitos economistas se equivocam e se equivocaram desta vez", declarou o primeiro-ministro português, o socialista José Socrates, em entrevista à imprensa.

"Portugal é um dos primeiros países europeus a sair da recessão econômica", comemorou Socrates, visivelmente satisfeito pelos dados, pois se apresentará para um segundo mandato nas eleições legislativas de 27 de setembro.

Portugal se juntou assim à França e Alemanha, que anunciaram um crescimento de seus respectivos PIB de 0,3% no segundo trimestre do ano.

"Estes resultados não são o final da crise, mas um começo de seu fim", destacou Socrates.
Em termos interanuais, o PIB português registrou uma forte queda de 3,7% devido a uma queda acentuada das exportações e do investimento, segundo o INE.

No acumulado do ano, a economia deveria recuar 3,5%, a pior queda desde 1975, segundo estimativas recentes do Banco de Portugal.

Os dados de desemprego no segundo trimestre serão anunciados na sexta-feira. Mas alguns economistas preveem uma alta de mais de 9%, após os 8,9% do primeiro trimestre, que representou seu nível mais alto desde 1987.

Portugal sai da recessão com leve aumento do PIB

Contra todas as previsões, Portugal registrou um leve crescimento de 0,3% do PIB

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir