Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-08-2009

Obras de recuperação da Praia Central de Marataízes atraem atenção de populares
A segunda etapa das obras de recuperação da praia central de Marataízes tem atraído a atenção de diversos populares, que demonstram curiosidade e expectativas positivas
Obras de recuperação da Praia Central de Marataízes atraem atenção de populares
Foto: Prefeitura Municipal de Marataízes

A segunda etapa das obras de recuperação da praia central de Marataízes tem atraído a atenção de diversos populares, que demonstram curiosidade e expectativas positivas a respeito dos trabalhos que o Governo do Estado vem desenvolvendo no local, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES).

As obras estão na fase de construção dos quebra-mares, que são estruturas em pedras entre a nova faixa de areia que será implantada e a água. Eles servirão como uma espécie de barreira para minimizar a energia da onda e propiciar o depósito de areia na praia, evitando assim o avanço da maré.

Para a construção dos quebra-mares são utilizadas pedras de diferentes tamanhos. Por dia, entre 7 e 18 horas, são realizadas entre oitenta e cem viagens de caminhões carregados com pedras.

Segurança

O trajeto dos caminhões segue pela Rodovia Marataízes – Safra, Rodovia Marataízes – Lagoa do Siri, pela Avenida Atlântica, que margeia a praia e as Avenidas Domingos Martins e Costa Silva. Para garantir a segurança, a empresa que executa as obras sinalizou as vias e isolou parte da área da praia.

Toda a movimentação de veículos e a colocação de pedras na praia têm atraído a curiosidade e a atenção dos moradores da região, que são mantidos à distância, mas ainda assim passam horas acompanhando a execução dos trabalhos.

Reflexos

O aposentado Valmir Mendes, de 80 anos, é um exemplo. Ele passa boa parte das manhãs acompanhando a construção dos quebra mares. Ele declara que as obras, embora ainda em execução, já trazem reflexos positivos para a rotina dos moradores de Marataízes.

"Em julho já consegui alugar alguns imóveis para turistas. Há anos isso não acontecia. Estava com vários imóveis fechados e praticamente sem renda. Considero este um bom termômetro para o que vai acontecer de agora em diante. Tenho certeza de que teremos um verão muito bom, com turistas e praia cheia", destaca o aposentado.

Daniel Machado, de 48 anos, diz que também gosta de acompanhar os trabalhos de recuperação da praia. "Acho interessante essa construção dentro da água. A minha impressão é de que agora o problema da erosão vai ser solucionado", afirma ele.

O lavrador Osneves Serafim Oliveira, de 49 anos, lembra que costumava frequentar a praia durante as férias e jogava futebol com os amigos na areia nos fins de tarde. "Com a erosão, perdemos nossa atividade. Agora, com essa obra voltaremos a ter um espaço para o lazer e para confraternização com a família e os amigos. Já vimos uma grande diferença com esses primeiros trabalhos. Já tem areia em alguns pontos da praia onde a água batia forte e vinha até a Avenida. No verão acredito que teremos outra realidade, bem melhor do que a que estamos experimentando. Essa obra do Governo realmente vai melhorar a nossa vida", enfatiza Osneves.

Acúmulo de areia

Os trabalhos de construção dos quebra mares antecede outra etapa da obra, que será a de engordamento da praia com depósito de areia, que será retirada de uma jazida em alto mar.

"A colocação de areia faz parte da etapa final dos trabalhos", explica o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), Eduardo Mannato. "Mas esta fase de serviços já possibilitou uma redução da energia de onda e trouxe como resultado, com o acúmulo de material nas laterais dos caminhos de serviços feitos para a execução dos trabalhos de construção dos quebra mares".

As obras de recuperação da orla central de Marataízes compreendem duas fases distintas, com implantação de cinco obras de enrocamento com reposição de areia ao longo de 2.700 metros de praia, contida por dois espigões, sendo um ao Norte e outro ao Sul, e três quebra-mares denominados promontórios, devido às suas formas especiais, e ainda a colocação de aterro hidráulico com areia entre os quebra-mares, para restaurar a balneabilidade da praia.

A primeira etapa, compreendendo a construção dos espigões, já foi concluída. A segunda etapa foi iniciada em maio. O Governo já concluiu os caminhos de serviço e agora está na fase de construção dos quebra mares. O cronograma de obras está adiantado.



    Fonte: Prefeitura Municipal de Marataízes
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir