Categoria Economia  Noticia Atualizada em 15-08-2009

Surto de pólio surge a partir de vírus de vacina

Surto de pólio surge a partir de vírus de vacina
Foto: http://images.google.com.br

A pólio, a temida doença paralisante eliminada do mundo industrializado, está se espalhando na Nigéria. E funcionários do setor de saúde dizem que, em alguns casos, o fato é causado pela vacina usada para combater o mal. Em julho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um alerta de que a disseminação do vírus pela vacina pode se estender além da África.

Até agora, 124 crianças nigerianas foram infectadas neste ano, o dobro das afetadas em 2008. A questão da pólio é o último desafio que autoridades enfrentam ao tentar convencer desconfiados cidadãos de que as vacinas podem salvá-los de terríveis doenças. Por muitos anos, vários mitos se espalharam sobre as vacinas - de que elas faziam parte dos planos do Ocidente para esterilizar os africanos ou infectá-los com Aids.

A Nigéria e a maioria dos países pobres usam uma vacina oral contra a pólio porque é mais barata, fácil de aplicar e protege comunidades inteiras. Mas ela é feita com o vírus vivo da pólio, enfraquecido, que tem um pequeno risco de causar a doença em uma a cada alguns milhões de doses ministradas. Em ocasiões ainda mais raras, o vírus da vacina pode sofrer uma mutação e tornar-se uma versão mais mortífera que pode dar início a novos surtos da doença. A vacina usada nos EUA e outros países ocidentais é aplicada com agulha e usa o vírus morto, que não pode causar a pólio.

A OMS pesquisa outras vacinas que possam funcionar melhor, mas não há nada no horizonte. Até que uma vacina melhor esteja pronta, funcionários da OMS e do CDC dizem que a vacina oral é a melhor ferramenta disponível para erradicar a pólio e que quando os índices de inoculação são próximos de 100% ela funciona bem.

    Fonte: http://gazetaonline.globo.com
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir