Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-08-2009

Gripe H1N1 suspende realiação Do VI Confabani De Itapemirim
"O evento será realizado quando está pandemia estiver sob controle"
Gripe H1N1 suspende realiação Do VI Confabani De Itapemirim
Foto: Prefeitura Municipal de Itapemirim

Preocupados com a situação do quadro mundial da gripe H1N1 e diante da realização do CONFABANI que atrai para Itapemirim aproximadamente 4 mil participantes componentes de aproximadamente 30 fanfarras e bandas de várias partes do país que ficam alojados em escolas municipais e milhares de espectadores que ocupam as pousadas, após participarem de uma Assembléia do Colegiado de Secretários Municipais - COSEMES/ES, a Secretária Municipal de Saúde Fabiana Donato e o Assessor Ricardo Cordeiro retornaram para Itapemirim com uma preocupação em relação ao evento.

"Não pretendemos criar pânico, mas não podemos arcar com tamanho risco. Sabemos da importância do CONFABANI no contexto cultural de Itapemirim, mas a saúde pública é prioridade e a suspensão do evento é uma possibilidade que necessita ser discutida", informou a Secretária que relatou o quadro da pandemia no Estado.

A informação transmitida no encontro é que a preocupação por parte dos órgãos estaduais ligados à saúde é grande e todo cuidado é pouco para evitar registros de casos da doença, inclusive de mortes.

Diante dos fatos e da solicitação da importância de se evitar aglomerações, a Secretária de Saúde, juntamente com os responsáveis pela realização do CONFABANI Eliário Leal, Maria da Graça, José Geraldo Mion, do Presidente da Comissão de Festa Mauro Sá e da Prefeita Municipal Norma Ayub Alves expôs sua preocupação quanto à realização do CONFABANI.

Fabiana Donato destacou que é ciente do quanto é aguardada, pelos moradores da cidade e participantes das agremiações, a realização do evento, porém, ressaltou sua preocupação sobre o risco de importar algum caso da gripe para o Município. Nossos Munícipes, principalmente grávidas e crianças correriam grande perigo, destacou.

A Prefeita Norma Ayub Alves ouviu atentamente a alegação da equipe da Secretaria Municipal de Saúde e decretou que o evento fosse suspenso e reafirmou sua preocupação com a saúde pública ao dizer que não seria responsável de sua parte incentivar a realização do CONFABANI e colocar em risco a saúde pública:" Sei o quanto é importante para Itapemirim ser palco de um evento de tão grande porte, mas não vou arriscar a saúde dos Munícipes, a suspensão do CONFABANI é pertinente. O evento será realizado quando está pandemia estiver sob controle. Em 2010, se Deus permitir, faremos um evento que ficará na história do Município e do Brasil", finalizou.


Apesar da suspensão do VII CONFABANI, as demais atrações da 31ª EXPOAGRO serão mantidas. No parque de exposições será montada uma tenda com material informativo sobre as formas de prevenção da doença e profissionais estarão à postos para encaminhamento imediato de casos suspeitos para os hospitais de referência.

A Secretaria Municipal de Saúde prepara uma Nota Oficial sobre a suspensão do evento. Segue anexado o folder que será distribuído à população.


    Fonte: Prefeitura Municipal de Itapemirim
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir