Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 18-08-2009

COMO ENFRENTAR UMA CRISE E SAIR FORTALECIDO
"É imprevisível o que vem depois da crise"
COMO ENFRENTAR UMA CRISE E SAIR FORTALECIDO

Ninguém está livre de acidentes de percurso. Até os que se mantém em níveis mais elevados na hierarquia econômica têm seus percalços. Por mais que os economistas e gente bem informada em finanças possam vislumbrar as oscilações do mercado, as crises surgem feito nuvens no horizonte, cujos radares não detectaram e aí a turbulência atinge a todos.

É bom lembrar que a crise não se resume na parte financeira, existem múltiplos fatores que desestabilizam e enfraquecem o sujeito. Quando o boxeador recebe um direto no queixo e vai à lona, o tempo entre a contagem e a decretação do nocaute é determinante, um turbilhão de sentimentos se mistura à dor e ao sofrimento.

Em momentos extremos, a natureza humana se revela e surpreende. Aos que se intimidam, decretando a autofalência, uma crise pode ser fatal, isto é, as sequelas ficarão para o resto da vida. Para os que, mesmo no chão, se conservam em seus postos, ou seja, não buscam fugas, um período de grande dificuldade se torna um marco, o início de uma nova etapa na vida do guerreiro. Refletir sobre os erros e os equívocos com pessoas que pareciam confiáveis é determinante, inclusive o excesso de autoconfiança deve ser banido. O "mea- culpa" é essencial para o reinício, da mesma forma, é preciso se livrar do passado e ir adiante, seguindo o exemplo da serpente que ao trocar de pele deixa para traz o que já lhe foi útil, ganhando uma nova casca.

O naturalista Charles Darwin, na teoria da Seleção Natural, afirma que: "só os indivíduos mais bem adaptados ao meio se desenvolvem." O fortalecimento pós-crise segue o mesmo princípio, ou seja, dependerá da capacidade do sujeito em se ajustar às mudanças impostas pelo mundo que o cerca. Nem sempre as perdas causadas pela recessão são recuperadas. E, nesse senso realista, a visão se abre para as possibilidades que os novos-tempos trazem.

Conclusão

Como vimos, é imprevisível o que vem depois da crise. Há quem encontre o sentido real de sua vida após um período crítico, partindo para atividades jamais sonhadas, outros, se reerguem financeiramente com a experiência adquirida, e assim, cada ser ressurge das cinzas a seu modo. Reforçando o que dissemos, quem se mantém confiante e não se despedaça durante as dificuldades, retorna fortalecido e suscetível para enfrentar outras situações que virão ao longo do caminho.

José Antonio Séspedes - autor do livro:Depressão, um beco com saída

http://www.outonos.com.br

    Fonte: O autor
 
Por:  José Antonio Sespedes    |      Imprimir